TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Participação Individual

Por:   •  15/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

trabalho de

participação individual

Matriz

Disciplina: Gerenciamente de Portifólio e PMO

Turma: ONL021BT-POPRJSP11T3

Nome: Rodrigo Alves Sousa

ROL escolhida: ROL 1

resenha crítica sobre a reunião On-line

Para fazer este Trabalho de Participação Individual, você deverá escolher uma das três primeiras reuniões on-line realizadas na disciplina e elaborar uma resenha crítica de até duas páginas, contemplando:

  • o entendimento do conteúdo abordado na ROL, fazendo uma análise crítica e apresentando exemplos, relatos ou experiências, e conhecimentos próprios relacionados à temática da reunião.

 

Atenção: uma resenha crítica é um trabalho que possui característica analítica e interpretativa, ou seja, é muito mais do que um resumo e, por isso, deve trazer ideias e referências complementares.

A Rol escolhida para elaboração da resenha crítica foi a Rol 1, ela aborda  os seguintes temas: fundamentos gerenciamento de portfólio, escritórios de gerenciamento de projetos.

Dentro das organizações os investimentos devem ser concisos e alinhados de forma estratégica conforme os preceitos de cada organização.

O portfólio de projetos de uma organização consiste no conjunto de projetos, programas, subpotfolios e operações gerenciadas para atingir objetivos estratéticos, podendo eles estar interligados ou não, e, além disso, seus componentes podem ser mensurados, ou seja, pode ser classificados ou priorizados, facilitando o processo de gerenciamento onde você consegue priorizar da forma instituída dentro de cada organização.

O gerenciamento de portfólio apresenta os seguintes objetivos: orientar as decisões do investimento organizacional, fazer a combinação ideal entre os programas e projetos visando atender os objetivos estratégicos da organização, priorizar a alocação da equipe e recurso físico, entre outros.

A governança de portfólios é um dos pilares na gestão de portfólio, atuante na tomada de decisão sobre os investimentos e prioridades para portfólio, é composto por umaou mais pessoas com autoridade, conhecimento e experiência necessária para garantir a sintonia entre os componentes de um portólio com a estratégia organizacional. Apresenta um fluxo de reuniões semanais, quinzenais e mensais, envolvendo todas as áreas envolvidas para relatórios, sejam elas equipes de projetos, equipes de programas, PMO coorporativo e Comite de Governança de Portfólio.

O PMO é o escritório de gerenciamento de projeto, programa e portfólio, ele dá suporte a essas áreas, ele define e mantém os padrões de processos relacionados com gerenciamento, manuseando a comunicação em forma de relatórios de desempenho.

Ele reúne os dados e informações de projetos estratégicos e avalia como os objetivos estratégicos de alto nível estão sendo alcançados.

Existem 3 tipos de escritórios de gerenciamento de projetos:

  • Weather station: ele não tem autoridade sobre os projetos, apenas monitora, controla e divulga status dos projetos das organizações.
  • Control tower: dá direção aos gestores de projetos, além de apresentas as mesmas funções dos Weather Station.
  • Resource pool: ele seleciona e fornece gestores de projetos com competências alinhadas a metodologia de gestão de projetos de uma organização.

Dentre as funções de um PMO relacionasse informar os status do projeto da alta gerência, monitorar e controlar o desempenho de projetos, gerenciar um ou mais portfólios, gerenciar os benefícios dos programas, entre outros.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (209.4 Kb)   docx (800.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com