TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de SAD

Por:   •  7/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.229 Palavras (5 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 1

PASSO 1:

Tipos de engrenagens:

As engrenagens são todas rodas dentadas de forma constante, com objetivo de transmitir e\ou receber movimento de outro elemento mecânico dentado também de forma constante, pela ação dos dentes em contatos sucessivos.

Existem três tipos básicos de engrenagens:

TIPO DE ENGRENAGEM

CARACTERÍSTICA

Cilíndricas

dentes retos, dentes helicoidais

Cônicas

dentes retos, dentes curvos

Hiperbolóidicas

hipóide, palóide

Não podemos esquecer da cremalheira é outro tipo importante não só como engrenagem mas porque é necessária ao estudo teórico das engrenagens. Podemos considerar a cremalheira uma engrenagem cilíndrica cujo raio primitivo tende para o infinito. 

Transmissões por engrenagens são usadas em eixos paralelos, reversos ou concorrentes e possui uma extensa variedade de aplicações considerando-se as combinações de potências, rotações e relações de transmissão. A relação de transmissão permanecerá sempre constante independentemente das solicitações pois a transmissão das forças é feita sem deslizamento, o rendimento é alto, há grande resistência a sobrecargas, vida longa, segurança de funcionamento e a manutenção é pequena. Outros pontos a favor são o menor espaço que a transmissão por engrenagens ocupa e a adaptabilidade a distâncias entre eixos pré-determinadas. As desvantagens estão associadas a maior complexidade, maior custo, ruídos durante o funcionamento e transmissão relativamente rígida.

Abaixo um exemplo de alguns modelos:

[pic 1]

Engrenagens cilíndricas de dentes retos

Fonte: http://static.hsw.com.br/gif/gear-spur.jpg

Engrenagens cilíndricas de dentes retos da figura acima é muito utilizada na transmissão entre eixos paralelos. O dimensionamento, fabricação, montagem e manutenção desse engrenamento é mais simples, em relação às cônicas, helicoidais e hipoidais. O rendimento é alto, podendo chegar a 98,9%. Infelizmente em altas velocidades apresenta problema de ruído. As cargas transmitidas aos eixos são apenas radiais. Exige, portanto, mancais que suportem apenas esse tipo de carregamento. Admitem grandes relações de transmissão.

[pic 2]

Engrenagens cilíndricas de dentes helicoidais

Fonte: http://www.mecanicaindustrial.com.br/images/conteudos/engrenagens.jpg

Engrenagens cilíndricas de dentes helicoidais também é muito utilizada na transmissão entre eixos paralelos. São muitas apropriadas para veículos de cargas e velocidades elevadas. Trabalha de modo bem mais suave do que as de dentes retos. Isso acontece porque os dentes helicoidais gera carregamentos axiais sobre os mancais além dos radiais. O rendimento desse tipo de engrenamento é também bastante alto, e podendo ser utilizada para grandes relações de transmissão.

[pic 3]

Engrenagens cônicas

Fonte: http://abacorrentes.com.br/wp-content/uploads/2014/07/engrenagem-helicoidal-2.jpg

As engrenagens cônicas, são muitas usadas para transmissão entre eixos ortogonais ou concorrentes quando as árvores se cruzam; o ângulo de intersecção é geralmente 90°, podendo ser menor ou maior. A engrenagem cônica é usada para mudar a rotação e a direção da força, em baixas velocidades. A transmissão por engrenagem cônica exige precisão na montagem. Os dentes podem ser oblíquos ou retos, o que dificulta a sua fabricação, neste caso, as velocidades são restritas.A relação de transmissão é limitada.

[pic 4]

Cremalheira de dentes retos

Fonte: http://i01.i.aliimg.com/photo/v0/110202957/Gear_Racks_Pinion.jpg

A cremalheira é bastante usada para transformar um movimento de rotação num de translação e pode ser tantos com dentes retos como dentes helicoidais. É um conjunto de fácil fabricação. É utilizada como ferramenta de corte para gerar engrenagens pelo processo de geração MAAG.

[pic 5]

Coroa e parafuso-sem-fim

Fonte:http://images.quebarato.com.br/T440x/rosca+sem+fim+coroa+acoplamentos+correias+cremalheiras+correntes+e+engrenagens+braganca+paulista+sp+brasil__A412D8_1.jpg

O conjunto coroa-parafuso-sem-fim, é utilizado comumente na transmissão de potência ou para o controlar um movimento e, principalmente, como redutor de velocidade, na transmissão de uma certa potência. O rendimento é baixo e a capacidade de amortecer vibrações é mais eficiente do que de todos os outros tipos. O parafuso é de aço e a coroa deve ser de um material com dureza menor do que a do parafuso.

[pic 6]

Engrenagens cilíndricas de dentes helicoidais entre eixos concorrentes

Fonte: http://s3.amazonaws.com/magoo/ABAAABjtoAB-8.jpg

Engrenagens cilíndricas de dentes helicoidais entre eixos concorrentes é utilizada para fazer mudança de direção de movimento. Neste caso a relação de transmissão é um. As hélices são projetadas para proporcionar mudança de direção de movimento em 90º.

[pic 7]

Engrenagens helicoidais duplas

Fonte: http://s3.amazonaws.com/magoo/ABAAABjtoAB-9.jpg

A transmissão por engrenagem com helicóide dupla tem a grande vantagem de transmitir grandes carregamentos sem gerar carga axial sobre os mancais, dado que a hélice tem direção oposta. Este efeito também pode ser conseguido através da montagem de duas engrenagens helicoidais, montadas com a hélice oposto um em relação ao outro. Necessita de precisão de montagem e recomenda-se Estas engrenagens exigem máquinas especiais para sua fabricação. Há engrenagens helicoidais duplas com dentes não contínuos, o que facilita a saída da ferramenta e por sua vez a fabricação.

[pic 8]

Engrenagens cilíndricas de dentes internos

Fonte: http://s3.amazonaws.com/magoo/ABAAABjtoAB-10.jpg

Engrenagens cilíndricas de dentes internos são usadas onde há restrição de espaço ou quando é necessário proteger os dentes da engrenagem. Os dois eixos possuem o mesmo sentido de rotação. Este é um recurso utilizado para redutores planetários. Obtém-se boa relação de transmissão em espaços muito pequenos.

[pic 9]

Engrenagens de face

Fonte: http://s3.amazonaws.com/magoo/ABAAABjtoAB-11.jpg

A transmissão por engrenagem de face, representa o caso limite das engrenagens cônicas, possui um ângulo de abertura de 180º. A ação da engrenagem de face corresponde é parecida com a cremalheira, onde os dentes se movem em um plano.[pic 10]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (352.8 Kb)   docx (168 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com