TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO EDUCATIVO DURANTE OS ANOS INICIAIS

Pesquisas Acadêmicas: O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO EDUCATIVO DURANTE OS ANOS INICIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  2.411 Palavras (10 Páginas)  •  849 Visualizações

Página 1 de 10

11. O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO EDUCATIVO DURANTE OS ANOS INICIAIS

Atualmente, as novas tecnologias tem grande influência nos planejamentos escolares, assim a necessidade de pesquisar o uso das novas tecnologias e sua influência no processo educativo durante os anos iniciais. Mas como a tecnologia pode influenciar no processo educativo durante os anos iniciais? Até em que ponto as Tic´s são importantes?

As novas tecnologias parecem ser muito úteis ao aprendizado dos alunos pela sua variedade de recursos audiovisuais, a partir do exposto, justifica-se esta pesquisa visto que as escolas e também os professores devam rever os conceitos adotados em sua prática pedagógica já que as tic´s carregam consigo diversos recursos que podem ser utilizados no processo de ensino e aprendizagem.

Mas, para isso, é preciso ter clareza acerca do perfil de professor que se quer formar. Atualmente, grande parte das atividades profissionais exige conhecimento em informática, para atender as demandas do mercado de trabalho e as necessidades das novas gerações, as escolas inserem novas tecnologias no processo de ensino aprendizagem, ainda que o simples uso da tecnologia não garanta educação de melhor qualidade às ferramentas tecnológicas, ampliam as formas de ensinar e aprender, incrementando aos poucos a maneira de adquirir conhecimento.

Contudo, a necessidade de que o professor tenha uma formação adequada e aprofundada nas novas tecnologias, assim como Maria José de Sena comenta que “o professor de hoje precisa estar preparado para atender as exigências de uma realidade cada vez mais complexa, na qual o ensino, desde cedo, tem de estar em consonância com o avanço das novas tecnologias e demandas globais e regionais”.

Cada vez mais presente no nosso cotidiano, a tecnologia é um ingrediente indispensável à maioria das pessoas que não imagina mais a possibilidade de viver sem o telefone, televisão, computador, assim justifica-se este artigo visando compreender a possível influência das Tic´s no processo educativo durante os anos iniciais, assim descobrir os objetivos de uso das Tic´s para aprendizagem das crianças; procurando identificar possíveis problemas causados pela utilização excessiva das tic´s no processo educativo nos anos iniciais; comparar o desenvolvimento adquirido pelos alunos dos anos iniciais durante o processo educativo; caracterizar a influência das novas tecnologias no processo educativo durante os anos iniciais, por fim, reconhecer a importância das novas tecnologias durante os anos iniciais.

Como é o novo aluno?

Quem nasce no hoje, já esta “conectada” na tecnologia, querendo ou não. Pois são aparelhos que rodeavam o corpo da mãe em ultrassons, foram grandes momentos de conversa escutado quando a mãe falava ao telefone, ao celular, dançava cantando aquela música do mp3, as pesquisas na internet, os sons do computador, enfim variedades de aparelhos utilizados . Assim que nascem, chegam àqueles brinquedos lindos, que fazem de tudo, a televisão e até mesmo vídeos da internet no monitor do computador ligada tocando a todo o momento canções infantis que estão cada vez mais impossíveis de resistir. As crianças dos últimos anos irremediavelmente ligados a tecnologia. Não é a toa que um dos maiores especialistas em educação e tecnologia, Prensky diz que, “por mais que os adultos consigam adquirir influência nos computadores, nós somos o que ele chama de “imigrantes” digitais e as crianças “nativas”...

O aluno do século XXI é uma pessoa que faz diversas atividades ao mesmo tempo – consegue falar ao msn, atualizar seu perfil nas redes sociais, twittar, baixar arquivos, ouvir músicas, além de assistir à televisão, alimentar-se, conversar com as pessoas presentes, terminar o tema, estudar e escutar música ao mesmo tempo, entre outras. São crianças acostumadas, explica Silveira “Essa geração está acostumada a um trânsito que explora diferentes caminhos e conexões ao mesmo tempo, onde a instantaneidade, interatividade, criatividade e autonomia são pontos a serem considerados positivamente, pois exigem mais do lado cognitivo para fazer as relações com sentido."

Os desafios impostos pela sociedade atual, a partir da rapidez das mudanças tecnológicas e cientificas, demanda a formação de indivíduos com ampla visão de conjunto, flexibilidade, adaptação, agilidade e inovação. Destaca-se nesta formação a incessante influencia dos meios de comunicação e informação nas diversas instancia social, entre elas a escola, que deve buscar um posicionamento crítico e aberto a mudanças, com ênfase no exercício da vivência cooperativa.

A tecnologia, principalmente a mundo virtual abre caminhos de auto-expressão e interlocução, aprimorando valores de competências comunicativas e criando condições para que “o aluno, ao invés de ser só receptor, passe também a produzir suas próprias mensagens, incitando, ainda, o educador a um refazer de práticas pedagógicas, arraigadas muitas vezes a postura diretivas”. (Filho, 2000, p.116)

O desafio está para nós, os professores, que somos exigidos a falar próximo da linguagem deles. Para isso, é essencial que eles estejam atentos às características desses alunos. Não adianta querer que os alunos de toda a atenção quando a linguagem apresentada a eles está completamente distante da realidade na qual estão inseridos. “A forma de aprender mudou e a forma de ensinar precisa mudar também. Não são um quadro negro e um giz que vão chamar a atenção deles.” (SILVEIRA, 2010, p.20)

Sidnei Oliveira expõe o mesmo problema ao salientar que “Não são as crianças que estão com déficit de atenção. Na verdade, ha um déficit de modelos de chamar a atenção”, a criança esta encantada com o videogame, televisão, então não tem vontade de se fixar num modelo de aprendizado. Entre assistir a uma aula tradicional e a um programa com vários recursos, o que você prefere? A competição é injusta. O professor precisa conquistar o mundo dos alunos, entrar no universo deles.

Os alunos dessa nova geração não estão treinadas para aprender de forma clássica, mas há conhecimentos que só se tem estudando, assistindo ás aulas. Para esse tipo de ensino, eles não apresentam tanta disposição, pois querem fazer diversas ao mesmo tempo, e isso gera um choque com a escola, já que não é possível assistir a aula, ouvir música, trocar mensagem no celular e jogar ao mesmo tempo.

Pesquisas recentes mostram que o cérebro não realiza varias tarefas simultaneamente, mas em alternância, e, nesse caso, não se formam comportamentos de atenção com profundidade em uma coisa só. “Para aprender os conhecimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com