TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Varal Inteligente

Por:   •  21/10/2019  •  Artigo  •  1.392 Palavras (6 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 6

VARAL INTELIGENTE

PRADO, Gustavo Belardo do[1];

INÁCIO, Junior da Silva[2].

GUERREIRO, Kemoly de Oliveira[3]

DAL’EVEDOVE, Osvaldo Junior[4]

RESUMO

O projeto Varal Inteligente (V.I) foi desenvolvido com o objetivo de facilitar e não deixar que as roupas sejam molhadas por intempéries. Para isso o Varal Inteligente tem um sensor de umidade que faz com que o varal se retraia para debaixo de uma área coberta diante do menor sinal de chuva, evitando com que as roupas se molhem. Quando a umidade cessar as peças voltam para a posição inicial e a secagem é retomada.

Palavras-chave: Varal inteligente; sensor de umidade; secagem.

ABSTRACT

The Intelligent Clothesline (V.I) project was developed with the aim of facilitating and not letting the clothes get wet by the weather. For this the Intelligent Clothesline has a humidity sensor that causes the clothesline to retract under a covered area in the face of the slightest sign of rain, preventing the clothes from getting wet. When moisture ceases, the parts return to their initial position and drying resumes.

Keywords: Smart clothesline, humidity sensor, drying.


1. INTRODUÇÃO

Segundo Wortmeyer, Freitas, e Cardoso (2005), “a automação residencial representa o emprego de tecnologias ao ambiente doméstico”. Este emprego visa, entre outros aspectos, o conforto e a praticidade ao usuário. Tal automação, ainda segundo os autores, já se encontra presente em diversos locais como hotéis, condomínios, residências, e vem se difundindo cada vez mais com a modernização e popularização dos sistemas.

Martins (2008) aponta que as funções da automação residencial são as de gestão, controle e comunicação, e ainda cita que muitas vezes já utilizamos esse tipo de tecnologia sem ao menos perceber, como é o caso de aparelhos de ar condicionado, ou até mesmo interfones e câmeras para controles de acesso.

Martins (2008) ainda aponta que

“quando estamos no trabalho utilizamos diversos equipamentos e recursos eletrônicos, como o acesso ao banco de dados, impressão de um documento ou leitura de e-mails, dos quais possui por trás de tudo isso uma estrutura de rede de computadores que acabamos não lembrando. As redes que fazem a comunicação entre as estações de trabalho estão cedendo o conceito utilizado inicialmente nos escritórios para o uso residencial. Uma residência automática pode ajudar nas tarefas diárias (repetitivas) que tomam muito tempo ou evitar preocupações como o esquecimento das janelas abertas quando a previsão do tempo avisou que iria chover.”

O Varal Inteligente é um protótipo que visa facilitar a vida corriqueira de muitas pessoas. Com a agitação dos afazeres, acaba-se por esquecer de pequenas tarefas do dia a dia, o desenvolvimento do varal inteligente tem a praticidade na tarefa da secagem de roupas, assim não será mais preocupação esquecer as roupas no varal e elas molharem por conta de uma mudança no clima.

Esse projeto tem por objetivo a criação de um varal inteligente que ajudará donas(os) de casa na praticidade em tarefas diárias como o processo de recolher as roupas do varal quando o clima visa o menor índice de chuva.

O objetivo específico do projeto é criar um protótipo de varal inteligente prático e de baixo custo-benefício. Esse varal terá um sensor de chuva instalado para quando detectar certa umidade no ar as roupas serão recolhidas, evitando que as mesmas sejam molhadas e até mesmo sujas. E voltarão a posição inicial assim que a umidade baixar retomando a secagem.

A pessoa que adquirir o Varal Inteligente terá praticidade e não mais preocupação com a mudança de clima e a sua secagem de roupas no varal, já que o mesmo foi elaborado para recolher as roupas no menor índice de umidade no ar evitando que as roupas sejam encharcadas com a chuva.

2. DESENVOLVIMENTO

Nishikiori (2019) apresenta um varal já automatizado desenvolvido pela empresa chinesa Xiaomi, o Xiaomi M1X Pro (Figura 01), o qual encontra-se para importação no valor de R$1,6 mil na data do artigo, desconsiderando o frete e as taxas de importação.

Figura 01 – Varal Xiaomi M1X Pro

[pic 2]

Fonte: Nishikiori (2019)

Wortmeyer, Freitas, e Cardoso (2005) apontam que

“como qualquer novidade, a automação residencial é percebida inicialmente pelo cliente como algo caro, que representa status e modernidade. A tendência é que, no momento seguinte, a segurança, economia, conforto e praticidade proporcionados passem para o primeiro plano na valorização desta tecnologia.”

O presente projeto propõe uso doméstico para donas(os) de casa e pessoas que tem uma rotina agitada, o Varal Inteligente veio para ajudá-las a não se preocupar com suas roupas no varal e com a chuva que está por vir, já que o mesmo recolhe quando a umidade for detectada no ar. Com isso elas podem continuar exercendo suas atividades normalmente sem preocupações.

Além disso, pretende-se reduzir o custo do varal automatizado já presente no mercado, uma novidade que é atualmente economicamente inviável para diversas famílias

2.1. Materiais e métodos

Os materiais utilizados no teste para o conceito do projeto foi o microcontrolador Arduino, sensor de umidade (chuva), motor de corrente contínua, tubos metálicos para suporte, um botão e na montagem da maquete foram utilizados isopor e tintas.

O microcontrolador Arduino foi utilizado para a automatização do sistema, localizado dentro da nossa maquete. O botão será para mover o varal para fora da lavanderia manualmente. O sensor de chuva estará localizado em cima da nossa maquete e tem como objetivo de ao receber pequenas gotas de água sobre ele enviar um sinal ao microcontrolador Arduino que por sua vez acionará o motor de corrente contínua para recolher o varal. Os tubos metálicos são utilizados como suporte para o motor de corrente contínua e o varal. A maquete foi montada com isopor e finalizada com tintas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (248.6 Kb)   docx (997.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com