TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOA - Sistema Inteligente

Artigo: SOA - Sistema Inteligente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 5

SOA

Service-Oriented Architecture (SOA), pode ser traduzido como arquitetura orientada a serviços, e é um estilo de arquitetura de software cujo princípio fundamental prega que as funcionalidades implementadas pelas aplicações devem ser disponibilizadas na forma de serviços. Frequentemente estes serviços são conectados através de um "barramento de serviços" (enterprise service bus, em inglês) que disponibiliza interfaces, ou contratos, acessíveis através de web services ou outra forma de comunicação entre aplicações. A arquitetura SOA é baseada nos princípios da computação distribuída e utiliza o paradigma request/reply para estabelecer a comunicação entre os sistemas clientes e os sistemas que implementam os serviços.

Além da perspectiva estritamente técnica, a arquitetura orientada a serviços também se relaciona com determinadas políticas e conjuntos de "boas práticas" que pretendem criar um processo para facilitar a tarefa de encontrar, definir e gerenciar os serviços disponibilizados.

A arquitetura orientada a serviços também se insere em um processo de reorganização dos departamentos de tecnologia da informação das organizações, permitindo um melhor relacionamento entre as áreas que dão suporte tecnológico à empresa e as áreas responsáveis pelo negócio propriamente dito, graças a maior agilidade na implementação de novos serviços e reutilização dos ativos existentes.

• INTRODUÇÃO

As implementações SOA dependem de uma rede de serviços de software. Serviços incluem baixo acoplamento de unidades e de funcionalidade. Cada serviço implementa uma ação, como preencher um requerimento on-line para uma conta ou visualizar um banco on-line de instrução, ou colocar uma reserva on-line ou para bilhete de avião. Em vez de serviços de chamadas para encaixar uns aos outros em seu código fonte que eles usam protocolos definidos que descrevem como os serviços de análise e passar mensagens, utilizando metadados descrição.

Desenvolvedor SOA associa objetos individuais usando orquestração. No processo de orquestração que o desenvolvedor associa funcionalidade de software (serviços) em um arranjo não-hierárquico usando uma ferramenta de software que contém uma lista completa de todos os serviços disponíveis, suas características e os meios para criar uma aplicação utilizando essas fontes.

Programadores fazem amplo uso da linguagem XML para descrição dos tipos e estruturas de dados em SOA. Também baseada em XML, a Web Services Description Language (WSDL) normalmente descreve os serviços, enquanto o protocolo SOAP descreve os protocolos de comunicação, além de outros padrões alternativos, como WADL e REST. SOA depende dos dados e serviços que são descritos por metadados que devem satisfazer os seguintes critérios:

1. Os metadados devem vir de uma forma que os sistemas de software podem usar para configurar dinamicamente a descoberta e a incorporação de serviços definidos, e também para manter a coerência e integridade. Por exemplo, os metadados podem ser utilizados por outros aplicativos, como um catálogo, para executar serviços de autodescoberta, sem modificar o contrato de um serviço funcional.

2. Os metadados devem vir de uma forma que o designer de sistema seja capaz de compreender e gerir com um gasto razoável de custo e esforço.

Para isto funcionar, não deve existir interações entre os pedaços dentro do especificado, ou pedaços de si. Em vez disso, os seres humanos especificam a interação dos serviços (todos eles pares não associados) em uma forma relativamente ad hoc com a intenção impulsionado por exigências de recém-emergente. Assim, há a necessidade de serviços como unidades de maior funcionalidade do que as funções tradicionais ou classes, para que a enorme complexidade de milhares de tais objetos granulares não sobrecarreguem o designer de aplicativo. Os programadores desenvolvem os próprios serviços usando linguagens tradicionais como Java, C, C++, C# ou COBOL.

A partir de 2008, um número crescente de empresas de software de terceiros oferecem serviços de software para uma taxa. No futuro, sistema SOA pode consistir de tais serviços de terceiros combinado com outros criados em casa. Este tem o potencial de repartir os custos sobre os clientes e usa muitos dos clientes e promove a normalização, tanto dentro como através das indústrias. Em particular, a indústria do turismo tem agora um bem-definidas e documentadas conjunto de ambos os serviços e dados, suficiente para permitir que qualquer engenheiro de software razoavelmente competente para criar software de agência de viagens que utilizam os serviços totalmente off-the-shelf software.

Outras indústrias, como a indústria financeira, também começaram a fazer progressos significativos nesse sentido.

SOA como uma arquitetura depende de orientação a serviços como o seu princípio fundamental de design. Se um serviço apresenta uma interface simples que abstrai a complexidade subjacente, os usuários podem acessar os serviços independentes, sem conhecimento da execução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com