TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O caminho da sustentabilidade

Por:   •  6/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

O caminho da sustentabilidade

Passo 1 e 2

Introdução


Este trabalho tem como objetivo de desenvolver meu conhecimento na vida social e no meio ambiente.
Ao fazer uma análise para elaborar uma agenda 21 pessoal, pude ver muitas coisas que podem ser melhoradas ao nosso dia a dia, fiz alguma proposta com intuito de poder ajudar nossa sociedade, a preocupação com a qualidade e a produtividade da sustentabilidade social, meu objetivo em melhorar o convívio da população.

Depois de ler os artigos e assistir aos vídeos disponíveis referente ao assunto agenda 21, cheguei a conclusão que a hora é de agir, mostrar mesmo para o mundo o quão estamos dispostos a fazer pela melhoria do meio em que vivemos, e não apenas colocarmos isso em papéis ou até mesmo em palestras. O que vai mesmo fazer a diferença será o nosso dia-a-dia. Por isso segue abaixo alguns exemplos de coisas que eu estarei me comprometendo em fazer em prol desta melhoria para nossa qualidade de vida.

1) Reduzir o tempo gasto com banho;

2) Fazer a coleta seletiva do lixo em todos os ambientes que frequentar;

3) Reduzir o consumo de água, evitar lavar carros aos finais de semana por exemplo, uso mais consciente;

4) Consumo de alimentos na medida do que eu preciso, e não a quantidade que eu quero;

5) Fazer trajetos menores a pé ou de bicicleta para reduzir a emissão de CO2 pelo automóvel;

6) Dedicar mais tempo ao ar livre fazendo atividades físicas;

7) Evitar uso excessivo de sacolas plásticas no supermercado;

8) Fazer rodízio com os amigos mais próximos para transitar até o trabalho;

9) Fazer plantio de árvores em locais adequados;

10) Uso racional de aparelhos elétricos, como por exemplo não ver televisão com o rádio ligado.

Estes itens são basicamente o que muitos de nós fazemos e deixamos de perceber que está errado em nosso dia-a-dia, isso porque já entrou em uma rotina diária e com isso estamos cada vez mais destruindo nosso planeta.

Acredito que se começarmos a colocar em prática tudo o que muitas vezes apenas discursamos, poderemos fazer a diferença. Isso porque o exemplo real acaba por contaminar aqueles que estão ao nosso redor, faz com que as pessoas em trono do local onde vivemos comecem a observar o quão bom é poder contribuir para a preservação e o bem estar de todos nós.

Passo 3

Após ler e refletir sobre o assunto, fica evidente que é fundamental para o planeta e consequentemente para nós, que ações como estas que foram citadas acima, sejam não só repensadas como também colocadas em prática no nosso viver.

Dez itens foi o mínimo de ações que cada um pode contribuir para a sustentabilidade do meio em que vivemos, tenho certeza que se nos sentarmos com nossos amigos, familiares e vizinhos, iremos encontrar mais situações que podem contribuir para a melhoria do nosso meio ambiente.

Fazer todas as ações colocadas acima, nos faz sentir que estamos contribuindo para o bem estar em comum, e que cada um que incentiva o outro a fazer igual, faz com que a qualidade de vida de todos nós esteja em alto nível.

Contribuindo com o meio em que vivemos, não só teremos um planeta melhor, como teremos mais saúde, o simples fato de caminhar ao ar livre para ir à padaria nos traz muitos benefícios. Além é claro da economia com combustível, teremos menos poluição com a redução do CO2, um ambiente com menos ar poluído para respirar, sem contar o stress reduzido por evitar o trânsito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com