TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de segurança no trabalho

Seminário: O conceito de segurança no trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Seminário  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

Conceito de Segurança no Trabalho

É a ciência que através de metodologia e técnicas apropriadas, estuda as possíveis causas de acidente do trabalho, objetivando a prevenção de suas ocorrências. Visar tratar aqueles que ocorrem sem lesão ou danos visíveis até os fatais, os acidentes no trabalho se tornou objetivo de estudo SST. Objetivo A saúde e segurança do trabalho aplicada na empresa irão preservar a integridade física e mental dos nossos funcionários e também o patrimônio da empresa, ele cria e consolida a mentalidade prevencionista coletiva através de conscientização, educação, orientação, treinamento efiscalização das atividades e dos locais de trabalho. Além de tudo a busca de condições seguras e saudáveis no ambiente de trabalho. Significa proteger e preservar a vida e, principalmente, é mais uma forma de se construir qualidade de vida. Qualidade de Vida É a busca pelo equilíbrio psíquico, físico e social, respeitando as necessidades e

limitações dos trabalhadores, objetivando um crescimento pessoal e profissional sem traumas.

Acidente de Trabalho

Para garantir à segurança e a saúde dos trabalhadores que atuam em instalações elétricas e serviços com eletricidade segue abaixo alguma medidas de proteção coletiva, tais como: isolação das partes vivas, obstáculos, barreiras, sinalização, sistema de seccionamento automático de alimentação, bloqueio do religamento automático.

Segurança em Projetos É obrigatoriamente que os projetos de instalações elétricas especifiquem dispositivos de desligamento de circuitos que possuam recursos para impedimentos de reenergização. O projeto de instalações elétricas deve considerar o espaço seguro, quanto ao dimensionamento e a localização de seus componentes.

As áreas onde houver instalações ou equipamentos elétricos devem ser dotadas de dispositivos de proteção contra incêndio e explosão, como alarme e secionamento para prevenir sobretensões, sobrecorrentes, falhas de isolamento, aquecimento e outras condições.

Cabe aos funcionários zelar pela sua segurança e saúde e a de outras pessoas que possam ser afetados, responsabilizar-se junto a empresa, quanto aos procedimentos internos

de segurança e saúde, e comunicar, de imediato, ao responsável pela execução do serviço as condições que considerar de riscos para sua segurança e saúde e a de outras pessoas.

Disposições Finais Os trabalhadores devem interromper suas tarefas exercendo o direito de recusa, sempre que constatarem evidências de riscos graves e iminentes para sua segurança e saúde ou a de outras pessoas, comunicando imediatamente o fato a seu superior hierárquico, que diligenciará as medidas cabíveis.

Segurança.

Eletricidade Estática todo corpo em atrito com outro produz quantidade de eletricidade estática. Um automóvel, ao correr por uma estrada, acumula essa eletricidade pelo próprio atrito com o ar. No caso de um caminhão, transportando líquido inflamável, haverá o perigo de uma centelhaprovocar incêndio. Isto será evitado se existir uma ligação (fio-terra) que descarregue no chão a eletricidade acumulado, motivo pelo qual os caminhões-tanque dispõem de uma corrente que se arrasta pelo chão. Da mesma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com