TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de sistemas de informação

Artigo: O conceito de sistemas de informação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  Artigo  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 2

Sendo GIL (1999 p.14) “os sistemas de informação compreendem um conjunto de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros que agregados segundo uma sequência lógica para o processamento de dados e a correspondente tradução em informações.”

Atualmente a necessidade de um Sistema de Informação eficiente é clara para todas as empresas, pois o mesmo traz agilidades nas transações e aumenta a competitividade no mercado, porque as empresas que trabalham com esse sistema com certeza terão nível mais alto de produtividade e eficácia nas suas transações.

Os Sistemas de Informação estão em três tipos de sistemas são eles: Sistema de Apoio as Operações que se subdivide em Sistema de Processamento de Transações (SPT) e Sistema de Trabalho do Conhecimento e de Automação de Escritório (STC e SAE) e Sistema de Apoio Gerencial que se subdivide em Sistema de Suporte de Decisão (SSD), Sistema de Suporte Executivo (SSE) e Sistema de Informação Gerencial (SIG), mas só serão enfatizados os Sistemas: Sistema de Suporte de Decisão (SSD), Sistema de Suporte Executivo (SSE) e Sistema de Informação Gerencial (SIG)

Inicialmente, torna-se necessário conceituar os elementos que conduzem as empresas nos seus negócios. Segundo BATISTA (2004, p. 20), “do ponto de vista da administração de 2 empresas em concordância com a definição de sistemas, existem dois elementos fundamentais para a tomada de decisões: os canais de informação e as redes de comunicação”. Através dos canais de informação as organizações definem de onde serão adquiridos os dados, e as redes de comunicação definem para onde os dados serão direcionados.

Para a formação dos sistemas e a consequente obtenção dos elementos fundamentais para a tomada de decisão é necessário o conhecimento dos conceitos de Dados, Informação e Conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com