TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O enredo do filme Apolo 13

Resenha: O enredo do filme Apolo 13. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Resenha  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  3.632 Visualizações

Página 1 de 2

O filme baseia-se em fatos reais e apresenta uma situação vivida pelos astronautas da Apollo 13 em sua missão à Lua. Diante de uma situação crítica, a dinâmica do grupo é revelada, tanto pela sua própria fenomenologia, quanto pela dramaticidade do caso.

Os fatos mostram a importância do papel da liderança e do trabalho em equipe, seja face a face ou virtual, para obtenção de desempenho de alto impacto.

Poder, estilos de liderança, maturidade dos liderados, coesão de grupos, objetivos individuais e de grupos, tudo isso é mostrado de uma forma brilhante e didática. Essas qualidades, aliadas à criatividade, reconhecimento, motivação, mecanismos de defesa e superação de limites, temperam os ingredientes que formam esse belíssimo exemplo de superação vivido por seres que, iguais a nós, possuem família, sonhos, incertezas e objetivos, dentre outras necessidades e limitações.

Durante uma missão espacial corriqueira da NASA, três astronautas americanos a caminho de uma missão à Lua sobrevivem a uma série de problemas com a nave e precisam retornar rapidamente à Terra, pois correm o risco de ficarem sem oxigênio. Além deste problema, mesmo retornando, a nave pode ficar seriamente danificada por não suportar o imenso calor na reentrada da órbita terrestre.

Caracterizada a situação de risco, Houston assume a liderança. Entretanto, toda a equipe de Terra se desorienta: as pessoas falam ao mesmo tempo e há poucos movimentos efetivos para a resolução do problema... Conflitos são desencadeados, inicia-se o processo de alternância da liderança. A situação se agrava e o clima passa a ser cada vez mais tenso...

Mensagens:

Fica demonstrada a importância da liderança focada em um objetivo comum. Por meio de um sincronismo de ações, comandado por um líder que consegue unir a equipe de Terra e os astronautas e incentivar a sua coesão, o sucesso da operação pode ser comemorado por todos os envolvidos na missão.

O papel da liderança também fica evidenciado quando é ilustrado como o líder da missão Apollo 13 possuía objetivos individuais bem definidos bem como sua determinação para lutar por eles. Além disso, é mostrada a sua preocupação com o compromisso pela qualidade dos resultados apresentados.

Lição:

As situações de extrema gravidade sempre dão espaço para uma dose de reflexão. Por mais emergentes que sejam, as ações requerem análise, estratégias e cooperação recíproca.

A identificação do cerne do problema e as razões que lhes deu causa devem ficar evidentes e visíveis por todos pois essa será uma das chaves da solução do impasse. No caso em questão, significou a manutenção da vida dos astronautas da missão Apollo 13.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com