TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O movimento e trajetória

Por:   •  27/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  923 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ

O MOVIMENTO E A TRAJETÓRIA

PROFESSORA: JULIANA NUNES OLIVEIRA PINTO

TURMA: 3357

GRUPO: ANDRÉ LUIZ LOUREIRO DOS SANTOS

     ANDRÉ CARVALHEIRA

     MAURÍCIO C.SOUZA

VITÓRIA

2015


Sumário

OBJETIVO        

INTRODUÇÃO        

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

MATERIAIS UTILIZADOS        

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL        

RESULTADOS E DISCURSSÃO        

a)        Valores Obtidos        

b)        Cálculos e Resultado dos Cálculos        

c)        Gráficos        

CONCLUSÃO        

BIBLIOGRAFIA        

OBJETIVO

Identificar ou descrever sistemas de referência, repouso e movimento, de acordo com  suas características, utilizando conhecimentos de sistema de referência e classificar os movimentos segundo sua trajetória.

.

INTRODUÇÃO

Nesta prática sobre Sistema de Referencia e Movimento, iremos observar e descrever a relação entre sistemas de referencia, repouso e movimento; concluindo como o sistema de coordenadas cartesiano pode nos ajudar a identificar se um móvel está em movimento em relação ao seu referencial. Diferenciar trajetória e deslocamento e verificar se uma depende da outra para que ocorra. Também veremos o que são grandezas físicas e como se dividem

 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Ao decorrer das atividades práticas iremos conhecer as grandezas físicas que são divididas em duas, grandezas fundamentais e grandezas derivadas. As grandezas fundamentais não são definidas em função das outras grandezas e possuem um padrão, denominado unidade de grandeza, com seus múltiplos e submúltiplos, já as grandezas derivadas são unidades que podem ser formadas combinando-se unidades de base segundo relações algébricas(funções) que interligam as grandezas correspondentes. Também iremos conceituar o Sistema de Referência Cartesiano e definir a diferença entre trajetória e deslocamento.

MATERIAIS UTILIZADOS

Na realização desta atividade foram utilizados: Folhas de Papel milimetrado tamanho A4 , Régua com escala de 300 mm , Lápis e caneta , fita adesiva

.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Nesta experiência realizada no dia14/08, Foi fixado a folha de papel milimetrado sobre a bancada de experiência e assinalado dois pontos afastados 30 cm um do outro, acima do eixo 0.

Foi traçada uma  linha contínua e  ondulada, unindo os pontos A e B na folha. Em seguida assinalamos  um outro ponto sobre a linha ondulada, que foi denominado ponto C. Foi traçada uma reta da origem da linha ondulada , ponto A até o ponto C.  O segmento de reta orientado com origem em A e extremidade em C  foi denominado deslocamento AC. Após isto, foram traçadas mais duas (2) trajetórias a partir do ponto A em direção ao ponto C.

Após esta etapa, foram retiradas as fitas adesivas que prendiam o papel milimetrado e com a caneta posicionada no ponto A, e segurando esta de modo a não se movimentar, realizamos a movimentação da folha de modo unir os pontos A e B através de um segmento.

RESULTADOS E DISCURSSÃO

  1. Valores Obtidos

Baseado no deslocamento AC, podemos afirmar que, este deslocamento, não depende da trajetória uma vez que o deslocamento é uma reta(AC) que depende apenas do ponto inicial(A) e final(C), ou seja a variação = r2 –r1.[pic 1]

A menor distância entre AC será uma reta. Os valores informados somente serão válidos se houver um vetor deslocamento entre A e C onde estes serão interpretados  como a distância final percorrida. No caso dos valores da trajetória, não podemos saber o deslocamento total, pois não existem valores em todos os pontos para que possam ser medidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (227.5 Kb)   docx (686.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com