TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL

Casos: MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2013  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  1.379 Visualizações

Página 1 de 3

MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL

O Movimento de Reconceituação do Serviço social constitui, no movimento histórico da profissão, o processo que buscou romper com o Serviço Social tradicional, desenvolvendo entre a categoria um amplo debate crítico sobre da profissão. Embasados nos avanços teóricos e políticos presentes no cotidiano da profissão, admite a importância da pesquisa científica e evidencia um compromisso de classe, materializando a preocupação com a formação profissional, no tocante ao trabalho profissional, propondo o rompimento com a ideologia dominante e a vinculação do exercício profissional aos interesses dos usuários. Com o movimento de Reconceituação desenvolvido pela categoria, inicia-se o movimento de intenção de ruptura, ou seja, o processo que busca romper com o conservadorismo na profissão. No âmbito da formação profissional, o debate desenvolvido pela categoria neste contexto de discussão da profissão, coloca a necessidade de se discutir e avaliar o projeto de formação que orientava a formação dos profissionais.

DOCUMENTO DE ARAXÁ (1967)

Tinha como objetivo o homem e seus problemas familiares e sociais, pois faltavam políticas publicas e sociais. Tinha como objetivo um caráter corretivo, preventivo, buscando afastar tudo aquilo que impedia seu desenvolvimento como ser social. O papel do Assistente Social era promover meios para seu desenvolvimento, incentivando nas relações individuo e sociedade, com o intuito de modernizar o Serviço Social, não se rompendo com o tradicional, mas com novas bases. As funções do Serviço Social se baseiam em diferentes níveis de atuação; política social, planejamento, serviços de atendimento direto, etc.

Segundo Araxá enuncia os postulados representam à ética, ou seja, a diguinidade humana e direito da pessoa viver em sociedade com condições dignas. E os princípios, que tem a prática de todos os processos do Serviço Social.

As funções do Serviço Social se concretizou em dois níveis, microatuação (essencialmente operacional) e macroatuação (prestação de serviços diretos). Esse documento exibe uma dominação teórica que não se rompe com o tradicionalismo

DOCUMENTO DE TERESÓPOLIS (1970)

Foi uma teorização a partir da anterior, tendo a necessidade de uma metodologia que se adequasse a realidade brasileira. Composto de dois grupos de profissionais, um com a reflexão sobre a concepção cientifica e outro a aplicação metodológica do Serviço Social.

Esses grupos elaboraram visavam as informações ente diagnosticar e intervir, para uma melhor atuação na prática do Assistente Social. Sua aplicação metodológica, identificava, classificava, explicava, preparando-se para uma, melhor avaliação.

Esse documento requalifica o Assistente Social, definindo seu perfil, num ato mais complexo que a elaboração do documento de Araxá.

DOCUMENTO DE SUMARÉ (1978) E ALTO DA BOA VISTA (1984)

O objetivo e dar continuidade ao documento de Araxá. No entanto nenhum teve repercussão como os anteriores.

Sumaré apresentou três temas básicos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com