TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O operador retorna o endereço da variável

Seminário: O operador retorna o endereço da variável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  Seminário  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

PONTEIROS

O operador & retorna o endereço de uma variável

Um ponteiro é uma variável que aponta sempre para outra variável de um determinado tipo.Para indicar que uma variável é do tipo ponteiro ,coloca-se um asterisco antes dela.

Se a variável x contem o endereço da variável y, é possível acessar o valor de y a partir de x colocando um asterisco antes da variável x (*x).Esse operador denomina-se “Apontado por” .

O compilador associa a cada variável uma posição única memória, capas de suportar os dados do tipos dessas variável.Sempre que um programa se faz referencia a uma variável estamos, na realidade, nos referindo ao endereço ou conjunto de endereços que essa variável ocupa .

O asterisco utilizado na declaração de ponteiro é o mesmo que é usado para operação de multiplicação, no entanto não provoca qualquer confusão, pois seu significado depende do contexto em que é usado.

Um bom hábito para evitar problemas de programação é sempre a carga inicial dos ponteiros.

A constante simbólica NULL, quando colocada em um ponteiro, indica que ele não aponta para nenhuma variável.

Um ponteiro para o tipo xyz endereça sempre o número de bytes que esse tipo ocupa em memória, isto é, endereça sempre sizeof (xyz) bytes.

Embora o primeiro vetor seja um ponteiro para o primeiro elemento de vetor,esse ponteiro não pode ser alterado durante a execução do programa que pertence ,se tal fosse possível ,estaríamos nos ariscando a perder o vetor previamente declarado.

Os elementos de um vetor ocupam posições consecutivas de memória, sendo o nome do vetor igual ao endereço do primeiro elemento, isto é, o menor endereço do vetor.

Sendo os ponteiros números que representam posições de memória, podem ser realizadas algumas operações aritméticas (incremento, decremento,diferença e comparação ).

INCREMENTO Um ponteiro pode ser incrementado como qualquer variável.No entanto, o incremento de uma unidade não significa que o endereço anteriormente armazenado no ponteiro seja incrementado, em byte.Na realidade, se prt é um ponteiro para determinado tipo, quando é incrementado, por exemplo, de uma unidade, o endereço que passa a conter é igual ao endereço anterior de prt+sizeof(tipo) para que o ponteiro aponta, isto é o ponteiro avança um byte, mais sim a dimensão do tipo do objeto para o qual aponta.

DECREMENTO funciona da mesma forma que o incremento anteriormente apresentado ex:Um ponteiro para o tipo xyz recua sempre sizeof(xyz) bytes por unidade de decrento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com