TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O padrão típico de um contador assíncrono

Abstract: O padrão típico de um contador assíncrono. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2013  •  Abstract  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 2

1. Introdução.

Este projeto irá mostrar um circuito simples, um contador de década, trata-se de um circuito que efetiva a contagem em números binários de 0 a 9 ( 10 algarismos), segue a seqüência do código BCD 8421 de 0000 a 1010. Esse contador mostra o tempo no formato digital, consta de um display de catodo comum, mostrador da numeração decimal. O circuito é baseado na lógica seqüencial, ou seja a saída depende das varias entradas e/ou de seus estado anterior que permanece armazenado, sendo um sistema pulsado, denominado clock. O Projeto trata de um contador crescente, neste constará um CI 74192 que possuem flip-flops.

2. Objetivos Gerais

Tendo o curso de eletrônica digital poucas práticas, este trabalho tem como objetivo iniciar e aplicar as teorias aprendidas em sala de aula, na utilização de Circuitos Integrados, Flip-flops, contadores, registradores, decodificadores, portas lógicas, etc.

3. Desenvolvimento do Projeto.

Iremos mostrar neste trabalho um contador , este é composto basicamente de um contador, um decodificador e um display de 7 segmentos, ver fig.1, que mostra o esquema básico da configuração. Lembrando que não existe projeto 100% digital, e que o mesmo apresenta componentes analógicos.

Nesse projeto utilizaremos os contadores assíncronos também são chamados de contadores por pulsação. Um circuito típico de um contador assíncrono é mostrado na fig. 1.

Neste contador de pulso ele apresenta o sistema binário em seqüência. O circuito básico apresenta um grupo de quatro flip-flop´do tipo T ou JK com entradas iguais a 1 gerada a cada descida do clock3.1 Calculando o número de flip-flop.

Para o contador de 0 a 9 será necessário esses quatro FF pois:

Pelo modulo de contagem temo o numero necessário de FF.

M = 2 n => n = nº de flip-flop.

Assim; M = 2 4 = 16

M = 2 3 = 08.

Sabendo que 3 flip- flop não são suficiente para a contagem, utilizaremos então 4 (quatro) flip-flop, no qual encontramos no CI 74192, utilizado no projeto.3.2 - Limitando a contagem

Queremos contar até 9 (nove), construir o circuito utilizamos o contador de pulsos, interligado a entrada clear dos flip-flops. Para que o contador conte somente de 0 a 9 deve-se jogar um nível 0 na entrada clear, assim que surgir 10 (1010), ou seja, no décimo pulso.

Contadores BCD são bastante usados em circuitos onde pulsos devem ser contados e mostrados num display. Inicialmente todos os contadores estão em 0 e, no display, é mostrado 0. A cada borda de descida do sinal de clock, o contador de unidades é incrementado e o valor é mostrado no display. Quando o valor é 009 (1001), o próximo pulso fará com que o contador BCD de unidades vá a 0. O contador ira para 0 iniciando a contagem novamente. Neste projeto foi utilizado o decodificador do CI 4511, aplicado para decodificar o numero binário enviado pelo contador 74192.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com