TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O projeto da XPTO

Artigo: O projeto da XPTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Artigo  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 4

Este projeto foi concebido, para suprir as necessidades identificadas no planejamento estratégico de TI, onde a empresa XPTO é composta por uma matriz em São Paulo , que ocorre todo processamento de dados e tem 6 filiais nas cidades de Manaus, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasilia.

Em São Paulo ficam os servidores de banco de dados, aplicações, internet, correio eletrônico, servidor de arquivos, servidor de impressão, onde contem 250 funcionários, com acesso a todos os sistemas. As Filiais estão porem com níveis de serviço mais flexíveis.

(Apostila, Administração de banco de dados , pag 16) “Um banco de dados pode ser definido como sendo uma coleção de dados operacionais inter-relacionados. Estes dados são armazenados de formas independente dos programas que os utilizam servindo assim as múltiplas aplicações de uma organização”. “Essas plataformas de bancos de dados, e a escolha depende do orçamento e de politicas e investimentos em TI nas organizações. Dentre as empresas fornecedoras de plataformas proprietárias de banco de dados, destacamos as seguintes: Oracle - www.oracle.com , Microsoft - www.microsoft.com , Sybase (SAP) -www.sybase.com, IBM - www.ibm.com.

Segundo o conceito de XPTO, é uma empresa do ramo de tecnologia especializada para soluções, datas center, seja para

implantação, monitoramento, gestão ou consultoria, onde possui profissionais com experiência com infraestrutura elétrica, predial, cabeamento estruturado, servidores, switches, sistemas de backup, telefonia e gerenciamento de projetos.

A equipe de XPTO conta atualmente com profissionais certificados em ITIL, COBIT, PMI, MCP Microsoft, CCNA Cisco, Linux LPI, e também há cursos de especialização em telefonia Avaya e Siemens, como os sistemas de backup da HP Data Protector e Arc Server da CA.

A XPTO está localizada na cidade de São Paulo onde está o Data Center principal, no qual, existem servidores de banco de dados, aplicações, internet, correio eletrônico, servidor de arquivos e servidor de impressão.

Essa empresa além de atender os sites locais, atende também todas as outras filiais. Existem links de dados ligados a todas as filiais a ela.

A empresa XPTO tem a implantação de rede de computadores como objetivo para manter suas aplicações e infraestrutura em rede em alta disponibilidade trazendo benefícios a nível de qualidade de serviço.

A XPTO tem a rede dividida em nove ranges de classe C, na matriz são usadas quatro ranges: um é usado para o data center que atende a demanda atual e o crescimento previsto para o futuro. Dois ranges para os usuários. O range quatro de São Paulo é exclusivo da rede

Desmilitarizada.

O projeto da XPTO foi feito com a finalidade de atender a demanda do crescimento da empresa e com o objetivo de melhorar a estrutura de rede atual, querendo atender com eficácia, redução de custos, melhorar o desempenho da corporação em geral.

Teve como definição um plano novo de estratégia para a empresa e principalmente na área de TI, nas novas políticas de acessos e segurança da informação, implementação de uma nova rede WAN e LAN, instalar um novo data center com conceito de TI verde, aquisição de equipamentos tecnológicos e inovadores, adoção de um sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com