TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O projeto de ensino do aquecedor solar

Projeto de pesquisa: O projeto de ensino do aquecedor solar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O projeto de ensino do aquecedor solar tem por finalidade divulgar e incentivar a substituição ou diminuição do uso do chuveiro elétrico, um dos eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica nas residências. Segundo a organização não governamental (ONG) Sociedade do Sol, existem 36

milhões de residências em todo país, se considerarmos hipoteticamente que em cada residência haja quatro pessoas e cada uma mantenha o chuveiro ligado 15 minutos em média e a potência do chuveiro seja de 5000W, teríamos um gasto de 18 milhões de kwh por dia, só com chuveiros elétricos no país. Na medida em que os cidadãos tomarem consciência da importância da substituição do chuveiro elétrico pelo aquecedor solar estaríamos fazendo uma grande economia de energia elétrica.

COMPOSIÇÃO DO AQUECEDOR SOLAR CASEIRO DE BAIXO CUSTO

Caixa de água quente - Tem função de armazenar a água aquecida pelo coletor

solar. A água quente chega do coletor solar simultaneamente sai a água fria para o coletor solar, dando um processo de circulação. Para manter a água aquecida por mais tempo a caixa deve ter um material que seja isolante térmico como isopor, jornal, serragem, grama picada e seca, carpete ou outros materiais disponíveis. No interior da caixa existem duas bóias que controlam a entrada e saída de água. A primeira é a que libera a entrada de água que vem da rua, a outra é chamada de pescador, sua finalidade é levar para o chuveiro a água mais quente que fica na parte superior da caixa por ter menor densidade que a água fria.

Coletores solares - Tem a função de aquecer a água. Os coletores são fabricados

com cano de água em PVC, garrafas PET e embalagens de leite Tetra Pack. Este

material permite uma enorme redução de custos do aquecedor. O aquecedor alcançará sua eficiência máxima com a placa preta direcionada para o norte geográfico. A inclinação em relação a superfície de apoio é de aproximadamente 20º, devido latitude da região. Para evitar o acúmulo de bolhas de ar no interior da placa, o lado direito deve ficar mais alto que o lado esquerdo. A água fria chega pela parte mais baixa e com a irradiação solar a água é aquecida, subindo para a parte mais alta, dando continuidade a circulação da água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com