TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que Caracteriza o Englobamento e o Soterramento?

Por:   •  18/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 3

TAREFA 4.1

1)     O que caracteriza o engolfamento e o soterramento? O que leva à ocorrência desses eventos em depósitos verticais de armazenamento de grãos?

engolfamento é caracterizado pela formação de um bolsão (espaço vazio), abaixo de uma camada de grãos que se origina pelo deslizamento em diferentes velocidades de movimentação dos grãos de camadas inferiores toda vez que e feita retirada do material (de grãos) pela saída inferior. Quando o trabalhador pisa sobre esses locais, ele “cai” no espaço oco, sendo “engolido” por quilos ou toneladas de grãos que se movem para ocupar aquele espaço vazio.

O Soterramento é forma de asfixia pela substituição do ar atmosférico por material sólido, seja ele grão de qualquer tipo de colheita ou mesmo areia, terra, concreto em despejo para formação de lajes.

A ocorrência desses eventos que segundo gráfico de pesquisa da BBC News Brasil para os anos entre 2009 a 2018, mostra que entre os anos de 2013 a 2018, excetuando o ano de 2017, se manteve em média de 12,5%. Praticamente dobrando em 2017 e sendo, portanto, considerado o ano mais mortífero.

[pic 1]

E segundo o site pesquisado, os Estados que tiveram mais casos são os mesmos que lideram o ranking de produção de grãos: Mato Grosso (28), Paraná (20), Rio Grande do Sul (16) e Goiás (9). Houve mortes em 13 Estados distintos, em todas as regiões do país.

Note que o gráfico não acusa a contagem (28) referente ao Mato Grosso, isso porque nele estão representadas as médias anuais do país.

Entre as causas principais que culminam nesse evento de morte por engolfamento e soterramento está a imprudência do trabalhador, o uso inadequado ou não uso do EPI, e mesmo a falta de treinamento, principalmente em situações que a estocagem e descarregamento é sazonal, apenas uma safra por ano, muitas empresas costumam terceirizar os serviços, recorrendo a trabalhadores temporários e sem treinamento adequado.

Para ter uma boa imagem bem ilustrada da ocorrência de engolfamento e soterramento com possível morte, assista o pequeno vídeo em seguida, localizado na internet e que apresenta um pequeno simulador.  Também a falta de sinalização, bem como, de fiscalização durante o processo de escoamento do grão estocado.

LINK: https://www.youtube.com/watch?v=YFrGS5BqYs8

[pic 2]

Imagem do simulador no link acima 

2)     Quais medidas você, como engenheiro de segurança, em observância à NR-33 e visando a proteção ao trabalhador, adotaria para impedir que eventos como engolfamento e soterramento ocorram nesse meio ambiente de trabalho? Relacione e especifique ao menos cinco medidas.

 

A norma técnica NR33 é bastante extensa trazendo particularidades e observações quanto ao trabalho em espaços confinados. Traz orientações desde a importância das devidas sinalizações, permissão de acesso, escoar gazes tóxicos, ventilar, treinamentos e qualificação, e testagem de instrumentos, aparelhos, EPI’s.

Na condição de ser um EST contratado por uma fazenda, procuraria fazer um intenso e profundo trabalho de conscientização e treinamento, não apenas dos trabalhadores, sejam eles sazonais ou permanentes, assim como também de conscientização do empresário contratante dono da fazenda. E caso o mesmo subcontrate uma empresa terceirizada para realizar o trabalho, seja de carregamento ou descarregamento, exigiria todas as adequações e uso de equipamentos de segurança necessário para a atividade. Bem como, procuraria assegura a instalação dos EPC nos silos e seus acessos, como: Sinalização adequada; existência de Pontos de ancoragem que permitam amplo acesso, cabos de aço e iluminação. Além da presença de um chefe de equipe (grupo de acesso) muito bem treinado para supervisionar in loco o serviço dando as devidas instruções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (544.3 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com