TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é a topografia

Por:   •  13/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 4
[a]

Introdução

Significado etimológico da palavra “topografia” quer dizer: TOPOS que é igual a lugarGrafia, ou seja, “descrição de lugar”.

Topografia é a ciência que estuda a representação em detalhes de uma parte da superfície terrestre em um plano, sem considerar a curvatura da terra causada pela sua esfericidade, descrevendo um lugar em detalhes, determinando as dimensões, elementos existentes, variações altimetricas e acidente geográfico entre outros.

Através de cálculos, métodos e instrumentos, a topografia fornece dados para o conhecimento do terreno, tornando possível a realização de projetos feitos por engenheiros ou arquitetos, sendo de extrema importância tanto no projeto como na execução da obra.

A topografia tem por finalidade de mapear pequenas porções da superfície terrestre de até 30 quilômetros de raio, podendo ser utilizada na construção civil, minerações, obra de organizações publica arquitetura, paisagismo entre outras.

*www.ebah.com.br/contente/ABAAAep6YAH/importância-objetivos-atuacao-divisoes-topografia.[b]

Objetivo

Os trabalhos de campos de um levantamento topográficos se baseiam principalmente na medição de ângulos e distâncias.

O objetivo da aula prática consiste no conhecimento do aparelho e seu funcionamento, tais como: Instalação do tripé, nivelamento do equipamento com fio de prumo, uso da trena, baliza, assentamento dos piquetes e leitura do aparelho(Teodolito). A precisão pode ser maior ou menor dependendo do aparelho.[c]

Materiais e métodos[d] 

        

1. Fixar um dos piquetes em um ponto qualquer, sobre um ponto feito no centro do mesmo. Nesse ponto é colocado uma baliza, onde  é fixada a ponta da trena sobre o nível, depois mede-se 10 metros na diagonal esquerda, nesse ponto é colocado um outro piquete[e] com a ajuda de uma marreta. Repete-se a mesma operação na diagonal direita.

2.Instalação do tripé: Com o tripé aberto foi fixado ao chão com a altura próxima ao meio do peito dos componentes do grupo. Com o fio do prumo direcionado no meio do piquete indicando o nível.

3.Instalação teodolito: foi colocado sobre o tripé para que fosse ajustado nos dois níveis.

4.Execução da leitura do aparelho: O foco do aparelho foi direcionado para a ponta da baliza que está localizada em cima do piquete para obtenção das medidas em ângulo em L1. Repetindo a mesma operação no outro piquete para obter a  medida do L2[f].

Resultados

        Obtivemos os seguintes resultados:

L1 → V= 97°19’29’’                                                L2→ V= 97°37‘40‘‘

         *HR = 0°33’52’’                                                *HR= 62°41‘51‘‘

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (87.9 Kb)   docx (51 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com