TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é etnocentrismo?

Tese: O que é etnocentrismo?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Tese  •  1.244 Palavras (5 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 5

ESTUDO DIRIGIDO

1 - O que é etnocentrismo?

Etnocentrismo é uma visão do mundo onde um grupo especifico se toma como centro de tudo e todos retentores das verdades e irredutíveis, os outros são pensados e sentidos através desses valores por eles estabelecidos. Portanto podemos definir etnocentrismo como tendência do homem para menosprezar sociedades ou povos, cujos costumes divergem da sua própria sociedade ou povo, pensar em si mesmo como único pensante e retentor de todo conhecimento verídico e real.

2 - Descreva as semelhanças e diferenças entre diversidade cultural e relativismo cultural?

Diversidade cultural como o termo já sugere são as variantes que existem entre as culturas. Temos como exemplo o vestuário, religiosidade, hábitos sociais, linguagem, codigos não verbais... entre todos os outros aspectos sociais existentes que variam de cultura pra cultura.

Já o relativismo cultural [eassumir que umacultua é tão dinâmica e repleta de nuances que não se pode mensurar ou definir-la.É assumir a cultura como algo complexo e mutável que não pode ser meramente retratado de forma estatica que não faz juz a realidade cultural em tod sua plenitude.

3- Qual a origem e papel da religião?

A religião se origina juntamente com a sociedade, desde que pessoas se combinam em grupos e formam sociedade há registros de crenças e normas que se ligam a um ser divino (religião). Sabemos que sociedades primitivas como a Maia, Astecas, Egípcios, Gregos, Romanos e enfim, sociedades primitivas e antiquíssimas que apresentam bases fundadas em crenças religiosas.

Em suma, o papel da religião é preencher as lacunas que o homem ontem em sua filosofia, o ser humano desde sempre se questiona sobre sua origem, seu futuro final e a origem de tudo que vemos e sentimos, por isso se atribui uma figura de valor superior e inquestionável, as entidades divinas respondem todos esses questionamento uma vez que essa entidade é inquestionável por ser divina, no entanto superior ao homem.

4- Como e religião pode ser entendida no campo da Antropologia?

Como atuante efetivo no processo de formação da cultura humana, toda cultura esta interligada a uma religião que auxilia no processo de formação de um pensamento e uma verdade.

5-Escolha “Três” (3) religiões apresentadas na aula 6 e faça uma síntese descrevendo os principais aspectos de cada uma delas.

Catolicismo

O catolicismo é uma das mais expressivas vertentes do cristianismo e, ainda hoje, congrega a maior comunidade de cristãos existente no planeta. Segundo algumas estatísticas recentes, cerca de um bilhão de pessoas professam ser adeptas ao catolicismo, que tem o Brasil e o México como os principais redutos de convertidos. De fato, as origens do catolicismo estão ligadas aos primeiros passos dados na história do cristianismo.

Em sua organização, o catolicismo é marcado por uma rígida estrutura hierárquica que se sustenta nas seguintes instituições: as paróquias, as dioceses e as arquidioceses. Todas essas três instituições são submetidas à direção e ensinamentos provenientes do Vaticano, órgão central da Igreja Católica comandado por um pontífice máximo chamado de Papa. Abaixo de sua autoridade estão subordinados os cardeais, arcebispos, bispos, padres e todo o restante da comunidade cristã espalhada pelo mundo.

As principais crenças do catolicismo estão embasadas na crença em um único Deus verdadeiro que integra a Santíssima Trindade, que vincula a figura divina ao seu filho Jesus e ao Espírito Santo. Além disso, o catolicismo defende a existência da vida após a morte e a existência dos céus, do inferno e do purgatório como diferentes estágios da existência póstuma. A ida para cada um desses destinos está ligada aos atos do fiel em vida e também determina o desígnio do cristão na chegada do dia do Juízo Final.

Espiritismo

O Espiritismo é uma doutrina de cunho científico-filosófico, estabelecida no século XIX, por Denizard Hippolyte Leon Rivail, mais conhecido como Allan Kardec. Diferentemente do que se imagina, Kardec não foi algum tipo de místico ou excêntrico que sempre se dedicou ao mundo imaterial. Grande parte de sua vida foi dedicada às aulas ministradas na escola gerenciada por Johann Pestalozzi. Suas primeiras experimentações com o mundo dos espíritos aconteceram durante seus estudos envolvendo o magnetismo.

Foi nesse período em que realizou as sessões de “mesas girantes”, onde acontecia a movimentação de objetos sem algum tipo de intervenção perceptível. O interesse por esses fenômenos aprofundou seu interesse pelo mundo dos desencarnados, dando origem à obra “O Livro dos Espíritos”. O livro, que hoje fundamenta os ensinamentos do espiritismo, foi o primeiro passo de uma vida inteiramente dedicada ao conhecimento e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com