TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é potencial de difusão, potencial de equilíbrio e potencial de repouso

Artigo: O que é potencial de difusão, potencial de equilíbrio e potencial de repouso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2014  •  Artigo  •  228 Palavras (1 Páginas)  •  8.004 Visualizações

O que é potencial de difusão, potencial de equilíbrio e potencial de repouso.

Potencial de difusão: um potencial de difusão é a diferença de potencial gerada através de uma membrana quando um soluto carregado (um íon) difunde-se a favor de seu gradiente de concentração. Portanto um potencial de difusão é causado pela difusão de íons. Segue-se então que um potencial de difusão pode ser gerado somente se a membrana for permeável àquele íon. A grandeza de um potencial de difusão, medida em milivoltes depende do tamanho do gradiente de concentração, onde este é a força impulsora. O sinal do potencial de difusão depende da carga de íon difusível.

Potencial de equilíbrio: é o potencial de difusão que equilibra ou opõe-se exatamente á tendência para a difusão a favor do seu gradiente de concentração.

Potencial de repouso: è a diferença de potencial que existe através da membrana das células excitáveis, como as nervosas e as musculares, na período entre dois potenciais de ação ( isto é, em repousou). O potencial de membrana em repouso é estabelecido pelos potenciais de difusão. O potencial de repouso das células excitativas situa-se na faixa de -70 a -80 mv. Diferencie osmose e difusão. A difusão é a passagem de soluto, através de membranas, de um meio para o outro. Já osmose, é a passagem de água de um lado para o outro.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com