TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é um modem

Por:   •  18/3/2016  •  Artigo  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 3

“O modem é um dispositivo eletrônico que modula um sinal digital em uma onda analógica, capaz de ser transmitida pela linha telefônica, e que demodula o sinal analógico e o converte novamente para o formato digital original, criando uma comunicação entre dois pontos. É exatamente por causa desta característica que o aparelho tem este nome, que vem da junção das palavras (mo)dulador e (dem)odulador.

No entanto, é importante salientar que, diferente dos modems para acesso discado, os ADSL não precisam converter o sinal de digital para analógico e vice-versa, porque ele é sempre digital - o que pode, inclusive, ser visto no nome da tecnologia: ADSL – Asymmetric Digital Subscriber Line. “ (BRITO, Edivaldo. Entenda a diferença entre hub, switch, roteador e modem. Em . Acesso em: 08 de março de 2016.)

Uma das primeiras formas de transmitir dados a longa distância foi o código Morse, utilizando comunicação codificada a longa distância. Depois da invenção todo telefone também era possível a transmissão de voz por linhas metálicas. Em 1843, foi inventado o fax e após 107 anos, foi inventado o fax-modem, que tinha a capacidade de transmitir informações para o exército americano. Antes a taxa de transferência de dados era muito lenta devido a interferência da linha telefônica, devido a insto Robert Lucky inventou em 1965, os equalizadores que diminuíram consideravelmente a interferência.

As linhas utilizadas para transmissões de dados entre computadores, desde redes locais até redes mundiais, são em sua grade maioria, linhas analógicas, porém os computadores trabalham com sinais digitais e isso faz necessário a utilização de um dispositivo eletrônico chamado Modem, seu nome vem da junção de modulador e desmodulador. É um dispositivo que modula o sinal digital numa onda analógica, permitindo sua transmissão nas redes analógicas, e desmodula o sinal analógico reconvertendo para o sinal analógico de origem.

Basicamente o modem recebe as informações recebidas pelas linhas analógicas (linha telefônica) e possibilita o “entendimento” do sinal pelo computador, convertendo os bits em sinais elétricos capazes de trafegar pela linha telefônica, e os modulando em bits novamente.

Os modems atuais são possibilitados de usar diferentes conexões, como a conexão discada e banda largas.

Através da conexão discada se utiliza obrigatoriamente apenas a linha telefônica para realizar a transmissão dos dados, o que impossibilita o uso da internet e ao serviço de telefone ao mesmo tempo, fora a alta lentidão de transmissão considerando o volume de dados atuais. Já a banda larga utiliza, além da linha telefônica outros meios de transmissão

Tipos de modulação: a modulação é necessária para associar o sinal ao ser enviado pela linha de transmissão, os modems podem utilizar algumas maneiras de transmitir os dados.

Modulação por amplitude: Cada mudança de força no sinal representa 0 ou 1.

[pic 1]

Imagem 1. Modulação por amplitude

Modulação por frequência: neste modo se varia a frequência (velocidade) do sinal para a representação

[pic 2]

Imagem 2. Modulação por frequência

Modulação por fase:

[pic 3]

Imagem 3. Modulação por fase

Esses modos podem ser cruzados para maior transferência e maior velocidade de transferência dos dados, como modulações de frequência por 4 estados entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (132 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com