TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Modem

Trabalho Universitário: Trabalho Sobre Modem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  2.148 Palavras (9 Páginas)  •  1.166 Visualizações

Página 1 de 9

1 - Introdução

O meu trabalho fala de modems, as suas características, tipos e velocidades. O trabalho é composto por um índice de seguida uma breve introdução depois vem o desenvolvimento onde se trata o tema. Depois vem a conclusão e por fim a bibliografia. O tema está organizado por uma breve introdução dos modems, depois os seus tipos, as suas velocidades, as suas características e uma breve explicação do que são modems analógicos e modems digitais.

2 - O que são Modems?

Um modem é uma caixa pequena ou uma placa de expansão que liga o PC à linha telefónica. Permite que a máquina envie sinais para os cabos, na forma dos apitos que ouve quando levanta o auscultador na altura em que o PC está on-line. Também entende os apitos que vêm do computador do outro lado da chamada e converte-os de novo para dados.

O termo "modem" é a abreviatura para modulator/demodulator, que é uma descrição técnica daquilo que o aparelho faz. Para funcionar com a rede telefónica, para a qual é essencial um sistema sonoro analógico, os dados do computador têm de ser convertidos para um sinal compatível, e é nessa altura que entra o modem.

2.1 - Porque precisa dele?

Sem um modem não seria possível ligar o PC ao mundo exterior, a não ser, é claro, que estivesse ligado a alguma rede de computadores.

Assim, sem um modem não haveria pesquisa na Web, nem e-mail.

2.2 - Como funciona?

Os computadores funcionam com binários, por isso é necessário haver uma maneira de representar os 1s e 0s do binário como som. Um modem faz precisamente

isto, ao modular uma simples onda de som como transportador, com o fluxo dos caracteres binários.

Se pensar no transportador como um único som, tal como um tom de telefone que não se pode obter, então o sinal modulado é aquele em que o tom varia continuamente entre duas frequências ligeiramente diferentes, uma que representa um binário 1 e a outra um binário 0.

Esta mudança na frequência é tudo o que o modem do outro lado da linha tem de fazer. No entanto, apenas tem de reconhecer duas frequências e distinguir os 0s e 1s que representam, o que é um processo comparativamente simples. Assim, todas aquelas viagens pelo fio do telefone quando tem o seu PC ligado através de um modem são tons. Um modem do outro lado da linha faz a transformação contrária, reconstituindo um sinal binário através dos sons que recebe.

3 - Tipos Modem

Existem dois tipos de modems para PC: interno e externo. A maioria dos modelos contempla ambos os casos, mas normalmente as versões internas são ligeiramente mais baratas, pois não precisam de cabo de energia, nem de caixa separada.

3.1 - Modems Internos

O interno que é colocado em um dos slots ISA ou PCI da placa-mãe, o externo que é conectado à porta serial do micro, e o on-board que já vem acoplado à placa-mãe, diminuindo o preço do produto (e em algumas vezes, a qualidade). Um modem interno liga a um compartimento de expansão PCI dentro do PC e apenas necessita de um cabo que sai directamente da parte de trás para a tomada. Será automaticamente reconhecido da próxima vez que iniciar o Windows. É uma solução mais inteligente e nalgumas máquinas pode proporcionar, no geral, uma ligação mais rápida, mas para o instalar tem

de tirar a tampa do PC, o que desconcerta algumas pessoas. Também com outra inconveniência - não é portátil e não funciona em computadores portáteis.

3.2 - Modems Externos

O modem externo é uma pequena caixa que se liga ao PC na porta de comunicações (COM). Esta caixa apresenta no seu painel frontal uma série de leds que representam vários estados e que indicam o que se está a passar. Este tipo de modem é, geralmente, mais caro que o modem interno.

Um modem externo é o mais fácil de ligar, pois não necessita de abrir o PC. Liga uma ficha do modem numa das portas série ou USB do PC e a outra à tomada telefónica. A vantagem óbvia é a simplicidade e a facilidade com que pode mudar o modem de uma máquina para outra - neste caso é um grande bónus.

4 - Como varia a velocidade nos modems

Um factor relevante na transmissão e recepção de dados é a velocidade a que estas se processam. Essa velocidade depende directamente do modem e quanto mais rápido melhor. Um modem rápido aumenta a produtividade e a comodidade e diminui os custos telefónicos. A velocidade dos modems é medida em kbps (kilobits de informação por segundo).

Actualmente, são comercializados vários tipos de modems, dependendo do tipo de conexão seleccionado.

Os mais vulgares são os modems para linhas telefónicas tradicionais, que têm uma velocidade de cerca de 54 kbps (muito rápidos se nos lembrarmos que já tiveram 0,3 kbps!!!).

5 - Alguns modems e suas características

Cable Modems (Modems de Cabo)

O que são?

Os modems de cabo são os dispositivos que permitem o acesso elevado da velocidade ao Internet através de uma rede da televisão de cabo. Quando similar em alguns respeitos a um modem análogo tradicional, um modem de cabo é significativamente mais poderoso, capaz de entregar dados aproximadamente 500 vezes mais rapidamente.

5.1 - Vista geral

Este tutorial explora a potencialidade de acesso elevada da velocidade da tecnologia de modem do cabo em detalhe, com ênfase na modalidade de operação, de arquitectura de rede, de tecnologias alternativas, e de edições de segurança.

5.2 - Modem Broadband Wireless

O que são?

O acesso broadband wireless do Internet usa muitas faixas de frequência. Os modems broadband wireless oferecem o desempenho similar aos modems de cabo que operam os sistemas wired excesso da televisão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com