TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entender o significado de administra

Por:   •  8/6/2013  •  Projeto de pesquisa  •  9.198 Palavras (37 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 37

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido para matéria de administração em enfermagem do curso técnico de enfermagem do Instituto de Ensino Nível, visando esclarecer e proporcionar noções de temas como:

Administração, Rotinas, Organograma, Fluxograma, Normas, Planejamentos Etc.

OBJETIVO GERAL

Preparar o aluno que é de nível médio, o técnico de enfermagem, para “auxiliar” o enfermeiro de unidade em suas tarefas administrativas. Instrumentalizando-o para conhecer os principais aspectos relativos ao gerenciamento de enfermagem, propiciando condições para que o mesmo possa interagir esse saber á pratica da enfermagem associada aos papéis inerentes á equipe multiprofissional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

*Entender o significado de administra; *Apresentar noções sobre as principais teorias de administração; *Compreender a importância da filosofia e da estrutura organizacional; *Caracterizar a equipe de enfermagem, método e divisão de trabalho; *Definir o que é liderança e supervisão; *Conhecer o significado e as etapas do planejamento; *Discorrer sobre recursos humanos e materiais; *Identificar o processo de planejamento de assistência de enfermagem; *Identificar os fluxos básicos da comunicação formal; *Identificar, utilizar e fazer registros de enfermagem á seu nível de ação; *Auxiliar a classificar o nível de assistência de enfermagem; *Identificar e compreender a importância dos recursos Materiais no desenvolvimento de suas funções profissionais;

ORGANOGRAMAS

É o gráfico que representa a organização formal de um serviço, por exemplo, o da enfermagem, a sua estrutura, os seus órgãos competentes, as vias hierárquicas, a subordinação, canais de comunicações e interdependência das partes que constitui o todo da organização. Portanto, é a representação gráfica de uma estrutura administrativa indicando a hierarquia funcional e as linhas de subordinação.

EXEMPLO DE ORGANOGRAMOA

CRONOGRAMA

É a representação gráfica da execução de um trabalho, no qual se indicam os prazos em que deverão ser executadas as suas diversas fases.

FLUXOGRAMA

É a representação gráfica da seqüência de uma ou mais atividades, caracterizada as fases, operações e os agentes executores.

PLANEJAMENTO

Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais os objetivos que devem ser atingidos. É um modelo teórico para a ação futura. Planejamento é a função-chave da administração, uma vez que fornece aos indivíduos e as organizações os meios de que necessitam para enfrentar ambientes dinâmicos e complexos em constantes transformações.

FASES DO PLANEJAMENTO

FASE 1: Analisar a situação – essa etapa é fundamental, é o alicerce do restante do planejamento.

FASE 2: Determinar os objetivos – é definir com clareza aquilo que pretendemos atingir, quanto mais detalhadamente descrevemos os nossos objetivos mais fácil será alcançá-los.

FASE 3: Identificar os públicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com