TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entender o significado de administra

Projeto de pesquisa: Entender o significado de administra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2013  •  Projeto de pesquisa  •  9.198 Palavras (37 Páginas)  •  957 Visualizações

Página 1 de 37

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido para matéria de administração em enfermagem do curso técnico de enfermagem do Instituto de Ensino Nível, visando esclarecer e proporcionar noções de temas como:

Administração, Rotinas, Organograma, Fluxograma, Normas, Planejamentos Etc.

OBJETIVO GERAL

Preparar o aluno que é de nível médio, o técnico de enfermagem, para “auxiliar” o enfermeiro de unidade em suas tarefas administrativas. Instrumentalizando-o para conhecer os principais aspectos relativos ao gerenciamento de enfermagem, propiciando condições para que o mesmo possa interagir esse saber á pratica da enfermagem associada aos papéis inerentes á equipe multiprofissional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

*Entender o significado de administra; *Apresentar noções sobre as principais teorias de administração; *Compreender a importância da filosofia e da estrutura organizacional; *Caracterizar a equipe de enfermagem, método e divisão de trabalho; *Definir o que é liderança e supervisão; *Conhecer o significado e as etapas do planejamento; *Discorrer sobre recursos humanos e materiais; *Identificar o processo de planejamento de assistência de enfermagem; *Identificar os fluxos básicos da comunicação formal; *Identificar, utilizar e fazer registros de enfermagem á seu nível de ação; *Auxiliar a classificar o nível de assistência de enfermagem; *Identificar e compreender a importância dos recursos Materiais no desenvolvimento de suas funções profissionais;

ORGANOGRAMAS

É o gráfico que representa a organização formal de um serviço, por exemplo, o da enfermagem, a sua estrutura, os seus órgãos competentes, as vias hierárquicas, a subordinação, canais de comunicações e interdependência das partes que constitui o todo da organização. Portanto, é a representação gráfica de uma estrutura administrativa indicando a hierarquia funcional e as linhas de subordinação.

EXEMPLO DE ORGANOGRAMOA

CRONOGRAMA

É a representação gráfica da execução de um trabalho, no qual se indicam os prazos em que deverão ser executadas as suas diversas fases.

FLUXOGRAMA

É a representação gráfica da seqüência de uma ou mais atividades, caracterizada as fases, operações e os agentes executores.

PLANEJAMENTO

Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais os objetivos que devem ser atingidos. É um modelo teórico para a ação futura. Planejamento é a função-chave da administração, uma vez que fornece aos indivíduos e as organizações os meios de que necessitam para enfrentar ambientes dinâmicos e complexos em constantes transformações.

FASES DO PLANEJAMENTO

FASE 1: Analisar a situação – essa etapa é fundamental, é o alicerce do restante do planejamento.

FASE 2: Determinar os objetivos – é definir com clareza aquilo que pretendemos atingir, quanto mais detalhadamente descrevemos os nossos objetivos mais fácil será alcançá-los.

FASE 3: Identificar os públicos – para sabermos com quem iremos lidar, é preciso pensar nossa maneira de agir levando em conta todas as pessoas envolvidas nesse processo.

FASE 4: Definir estratégia – colocar no papel como iremos de fato alcançar nossos objetivos, após saber onde estamos, onde queremos chegar e o que iremos lidar.

FASE 5: Estabelecer recursos – para sabermos o que temos a nossa disposição para concretizar o nosso projeto.

FASE 6: Implementar e operacionalizar – dar vida ao projeto.

FASE 7: Controle e avaliação – é a fase em que levantamos todos os pontos positivos os negativos e quanto de nossos objetivos iniciais foram alcançados.

EXEMPLO DE PLANEJAMENTO

Planejamento para 2010 Objetivo: começar o curso de enfermagem, no instituto de ensino nível no começo 2010.

Com uma reserva+ ajuda financeira familiar vai dar para concluir o curso no final de 2011.

Embora o mercado esta muito competitivo, vou me empenhar o Maximo para conseguir emprego.

NORMAS

As normas são um conjunto de regras ou instruções para fixar procedimentos, métodos, organização, que são utilizados no desenvolvimento das atividades. São leis, guias que definem as ações de enfermagem. São princípios de ação.

EXEMPLO DE NORMAS

*Os funcionários de enfermagem deverão estar na unidade onde trabalham devidamente uniformizados, até as 7 horas. *Todos os acidentes ocorridos com o pessoal da enfermagem, durante a realização das atividades,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com