TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OPERAÇÕES E ARMAZENAMENTO

Tese: OPERAÇÕES E ARMAZENAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  Tese  •  4.950 Palavras (20 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 20

RESUMO

O presente trabalho aborda aspectos relacionados a custos logísticos, custos de armazenagem e movimentação, incluindo uma análise sobre os modais envolvidos. Foi realizada uma visita técnica para o levantamento de informações, e foram analisados aspectos sobre a embalagem e sua relação de custos dentro da logística.

Palavras-chave: OPERAÇÕES DE TERMINAIS,ARMAZÉNS

ABSTRACT

This paper discusses aspects related to logistics costs, costs of storage and handling, including an analysis of the modes involved. We conducted a technical visit to the survey, and analyzed aspects of the packaging and its relationship within the logistics costs.

Keywords: TERMINAL OPERATIONS AND WAREHOUSES

INTRODUÇÃO

Logística é um conceito em constante evolução, atrelado à busca de ganhos de competitividade e níveis de custos reduzidos, em função do desafio global e da necessidade de agir de modo rápido frente às alterações ambientais. Até há pouco tempo era, essencialmente, associada a transporte e armazenagem, passando a ser combinada, também, com outras atividades, tais como: Marketing, Suprimentos e Atendimento ao Cliente. Era uma atividade considerada como função de apoio, não vital ao sucesso dos negócios e, em uma velocidade impressionante, esta percepção vem sendo alterada em direção ao reconhecimento da Logística como elemento estratégico. Assim, o objetivo deste trabalho foi ordenar as informações de custos logísticos relevantes para o processo de gestão da Logística.

ATIVIDADES DE ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO

2.1. SOBRE A EMPRESA ESCOLHIDA E ATIVIDADE RELACIONADA

A empresa visitada foi a unidade da Mercedes-Benz do Brasil em Campinas, que concentra as atividades de pós-venda da Empresa, a começar pela área de Assistência Técnica, que presta suporte a clientes e concessionários no Brasil e também nos diversos países para onde exporta. A Central de Distribuição e Logística de Peças é a maior da Mercedes-Benz fora da Alemanha. São 80.000 m2, com um estoque de 10 milhões de peças e distribuição de três milhões de peças por mês. A área de Global Training da unidade de Campinas oferece treinamento aos profissionais da Empresa, concessionários e clientes frontistas.

O nosso grupo escolheu por visitar uma empresa que trabalha no segmento da fabricação e montagem de veículos de passeio, ônibus, vans, caminhões e seus agregados. Foram analisados os documentos com os custos, o processo produtivo da área de logística de embalagens e a armazenagem e movimentação. Assim, como uma empresa de grande porte e excelência adota-se um Sistema de Gestão Integrado (SGI) que demonstra sua Visão, Missão.

MISSÃO

Nossa missão é ser reconhecida como uma maior fabricante e fornecedora mundial de veículos comerciais, automóveis, agregados, componentes e serviços.

VISÃO

Nosso objetivo é ser referência como produtora e fornecedora brasileira dos melhores veículos comerciais, agregado e automóvel, componente e criando valor para o nosso acionista e os demais públicos com os quais nos relacionamos.

VISITA TÉCNICA – PRINCIPIOS BASICOS ARMAZENAGEM E APURAÇÃO

O setor tem como objetivo coletar todas as embalagens da planta em carretas e pranchas para a limpeza das mesmas, e para a segregação e armazenamento das embalagens, que por sua vez são carregadas já limpas e segregadas para os fornecedores de peças fazerem a retirada da fabrica, através de empresas de logística contratadas para fazer a distribuição nas empresas fornecedoras que por sua vez abasteceram as embalagens e novamente transportarão agora carregadas com peças, de volta à planta de Campinas em seus respectivos almoxarifados fechando assim o ciclo logístico dessas embalagens que retornarão ao setor para a limpeza e segregação.

Com as embalagens já descarregadas das carretas de coleta pela fábrica, as mesmas vão para as linhas de produção, para fazer a limpeza de papelão e plásticos devido ao embalamento das peças e segregação das embalagens por código nelas mesmo inscrito para facilitar o carregamento aos caminhões que farão a logística reversa. Desse modo, ao fazer esse tipo de separação e limpeza sempre é verificado se há embalagens danificadas ou com má conservação tanto na parte do código como na pintura (ferrugem, má identificação ou impossibilidade no reuso).

O setor conta com uma mão de obra de 70 operadores logísticos II (empilhadores) revezando-se em três turnos de trabalho, divididos em fazer o rebaixamento e descarregamento das embalagens nas linhas, operadores para fazer a guarda das embalagens e o carregamento junto aos caminhões para a logística reversa, três lideres, dois Coordenadores de logística e um mestre de produção.

A área de embalagens conta ainda com 32 empilhadeiras, onde cada empilhadeira gasta aproximadamente um cilindro de gás por turno de trabalho sendo três turnos de trabalho, quatro caminhões para fazer a coleta da fábrica com 24 bi-conjugados de carretas distribuídos em pontos estratégicos pela fabrica.

Na visita técnica não houve dados suficientes para, energia elétrica e saneamento devido ser rateado da empresa, a identificação do tamanho da área visitada, o valor do m³ de gás natural veicular e não foi fornecido o custo da mão de obra do mestre de produção para a fábrica.

Devido à era da competitividade que estamos presenciando, fica evidente a necessidade das empresas entregarem seus produtos ao cliente final em menor prazo possível. O transporte tem um papel fundamental para o desenvolvimento logístico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com