TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

Trabalho Universitário: ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  6.598 Palavras (27 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 27

SUMÁRIO

1 Modelos de Equipamentos Ultrabook e Tablets 3

1.1 Introdução à arquitetura de computadores. 3

1.2 Computadores pessoais e equipamentos portáteis. 4

1.3 Arquiteturas RISC e CISC. 4

1.4 Opções disponíveis no mercado de Ultrabook. 5

1.5 Opções disponíveis no mercado de Tablets. 6

2 Características de Memória 11

2.1 Tipos e características de memória de acesso aleatório. 11

2.1 Tipos e características de memória de armazenamento. 11

2.3 Características de memórias utilizadas em Ultrabooks. 16

2.4 Características de memórias utilizadas em Tablets. 19

3 Características de Processamento 21

3.1 Principais tipos de processadores disponíveis no mercado. 21

3.2 Considerações sobre o tipo ideal de processador. 22

3.3 Considerações sobre a tecnologia multicore. 22

3.4 Características de processadores utilizadas em Ultrabooks. 24

3.5 Características de processadores utilizadas em Tablets. 24

4 Dispositivos de Entrada e Saída 25

4.1 Principais tipos de tecnologias de entrada e saída disponíveis no mercado. 25

4.2 Tipos de transmissão em computadores e dispositivos móveis. 26

4.3 Características dos dispositivos de entra e saída utilizadas em Ultrabooks. 27

4.4 Características de entrada e saída utilizadas em Tablets. 30

5 Proposta de Aquisição de Ultrabooks e Tablets para a Empresa X 31

5.1 Equipamentos Ultrabooks 31

5.2 Equipamentos Tablets 32

BIBLIOGRAFIA 32

1 Modelos de Equipamentos Ultrabook e Tablets

1.1 Introdução à arquitetura de computadores.

Nos primórdios do desenvolvimento tecnológico, surgiu o primeiro contador mecânico que realizava operações aritméticas de soma por meio de rodas e engrenagens dentadas, um avanço para a época, pois se podiam realizar subtrações aritméticas através de somas de complemento (Blaise Pascal 1642). Este conceito é utilizado até hoje. Algum tempo depois o filosofo Alemão chamado Gottfried Leibniz construiu uma maquina baseada nos conceitos de Pascal, mas com uma diferença, a que era possível realizar mais duas operações aritméticas, a multiplicação e a divisão, ambas as maquinas eram totalmente manuais.

Com o passar do tempo houve-se a necessidade de se criar uma maquina que realizasse de forma constante e sem erros, trabalhos de cálculos realizados por humanos, pois foi constatado que com o passar do tempo à quantidade de erros de cálculos e de escritas eram enormes o que fez surgir esta demanda. Foi criada então por Babbage a chamada “Maquina de Diferenças” (Charles Babbage 1821) para esse fim.

Ate então, todas as maquinas construídas eram inteiramente acionadas por meios manuais. Por volta de 1880-1930 com a invenção dos motores elétricos, surgiu inúmeras maquinas acionadas por motores elétricos e sempre baseados nos princípios de funcionamento das maquinas de Pascal.

Maior impacto teve o projeto nomeado Eniac (Eletronic Numerator, Integrator, Analyzer,and Computer), desenvolvido em uma universidade na Pennsylvania entre 1943 e 1946. Ela utilizava aritmética decimal com memória de 20 acumuladores de 10 digitos, cada digito usava 10 bits e a programação era totalmente manual, através de 6000 chaves e plugs. Sozinha pesava mais de 30 toneladas consumindo em media 140 KW.

Com o avanço da tecnologia computacional, houve outros desenvolvimentos tecnológicos que iriam afetar o futuro da computação. Um importante avanço foi a invenção do transistor, desenvolvido por J. Bardeen, W.Brattain e W. Shockley, 1947, e posteriormente a invenção dos circuitos Integrados por J.Bilby e R. Noyce, 1958.

A série IBM7000 marcou a entrada da IBM no mercado de computadores com transistores. Uma das características nesses produtos era a utilização de processadores de entrada e saída, a linguagem de programação já era de alto nível e já existia o conceito de Sistemas de computadores.

Atualmente dispomos de computadores de alto desempenho e processadores de altíssima velocidade, que apresentam tamanhos cada vez menores, esses avanços são possíveis graças às pesquisas que não param de ser feitas e por parte de inúmeras universidades e instituições de pesquisa dispostas a descobrir sempre o novo. Assim surgiu o que conhecemos por nanotecnologia, ou seja, a capacidade potencial de criar a partir da miniaturização, permitindo, assim, o desenvolvimento de dispositivos miniaturizados para compor um computador. Nesse caso, possibilitamos que o computador se torne mais rápido que seu antecessor (mesmo que o seu antecessor já seja extremamente rápido e possua desempenho além das expectativas dos usuários), surgiu então novas tecnologias para a construção de computadores, não mais baseada em conceitos digitais (0 e 1) e energia elétrica. Assim, surgiram os computadores ópticos: em que feixes de luz poderão se cruzar em um cubo óptico, transportando informação digital.

1.2 Computadores pessoais e equipamentos portáteis.

Hoje em dia temos varias formas de nos mantermos conectados ao mundo virtual, utilizando celulares, tablets, ipad entre outros. Um dos meios mais utilizados é o próprio computador portátil. Temos nossos tablets e notebooks à disposição nos trens, metrôs, ônibus, nos parques e onde mais quisermos. Mas como surgiu essa ideia de computador portátil?

O primeiro modelo de notebook foi inventado em 1981, por Adam Osborne, considerado o primeiro computador “portátil” da história. Esse tal computador tinha uma tela de 5”, e pesava aproximadamente 12 kg com a vantagem de caber embaixo do banco de um avião. O aparelho recebeu o nome de Osborne 1 e vendeu cerca de 10 mil exemplares.

Já no ano de 1982, a Compaq lançou o primeiro computador portátil juntamente com a IBM compatível com o IBM PC, que na época

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.5 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com