TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS COMBUSTÍVEIS E BIOCOMBUSTÍVEIS

Por:   •  24/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

195324 – COMBUSTÍVEIS E BIOCOMBUSTÍVEIS

Turma A – Semestre 2017/01

Relatório

GASEIFICAÇÃO

Docente: Prof. Dra. Maria Del Pilar

Nome

Matrícula

Assinatura

Richard da Silva Francisco de Souza

14/0091793


Sumário

  1. Introdução        3
  2. Objetivos        6
  3. Conclusões        6

Referências        

  1. 6


  1. Introdução

O processo de gaseificação teve início em 1921 por Fritz Winkler, na Alemanha. Esse estudo teve um importante papel na construção dos processos envolvendo sólidos particulados.

A gaseificação é o processo de conversão de combustíveis sólidos em gasosos, por meio de reações termoquímicas, envolvendo vapor quente e ar, ou oxigênio, em quantidades inferiores à estequiométrica. (ANEEL,2005).

Nos processos mais simples, o gás resulta de 30% de nitrogênio e 20% de CO2, o que significa um combustível de baixo conteúdo energético (cerca de 900 kcal/m3) e imprópio para certos fins. Contudo, as vantagens da eliminação de poluentes tende a compensar o processo, de modo que o combustível resultante pode ser de grande importância parra uso local. (SANCHEZ; LORA; GÓMEZ, 1997).

A gaseificação tem se mostrado uma alternativa viável como Energia Renovável para suprir as necessidades energéticas da população e tem sido utilizada, no meio industrial, através da tecnologia de sistemas integrados de Gaseificação de Biomassa a fim de aumentar o potencial de produção da cana de açúcar.

O gás obtido através da gaseificação do carvão vem da queima direta na forma pulverizada, ou seja, ela converte o carvão em um gás composto por monóxido de carbono e hidrogênio e este pode ser utilizado como combustível na geração de energia elétrica ou na sintetização de produtos químicos.

[pic 2]

FIGURA 1

Abaixo há um esquemático da funcionalidade e diversidade no uso da gaseificação do carvão.

[pic 3]

FIGURA 2

 Outra vantagem no processo de gaseificação é captura de poluentes, tais como o enxofre e óxidos de hidrogênio presentes no ar atmosférico, além disso, podem se tornar fonte de combustível alternativo para o transporte nos sistemas avançados de gaseificação do carvão.

Estes sistemas modernos de gaseificação produzem eletricidade e convertem o carvão para  líquido melhorando, assim, a eficiência e o desempenho ambiental.

No laboratório, a Professora Doutora Maria Del Pilar fez uma demonstração da utilização do gaseificador de carvão.

[pic 4][pic 5]

[pic 6][pic 7]

Durante o laboratório foram dispostos alguns pontos importantes no processo de gaseificação do carvão tais como o zona de oxidação de 877 °C, zona de redução de 600 °C, temperatura dos gases de 217 °, há uma estimativa de 1 kg de carvão vegetal para cada kwh e que não é desejável que o gás saia muito quente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (915.8 Kb)   docx (778 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com