TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CONJUNTO DE DADOS

Por:   •  24/3/2021  •  Artigo  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 4

Estatística definida como a ciência da obtenção de informações a partir de dados numéricos, através da coleta, análise, apresentação e interpretação dos dados. A estatística é um conjunto de ferramentas utilizadas para a coleta, tabulação, análise e interpretação de um conjunto de dados experimentais. A instrução numérica, a capacidade de acompanhar e compreender argumentos baseados em dados, é importante para qualquer um de nós. O estudo da estatística é parte essencial de uma formação sólida. Cada vez mais o profissional tem que estar atualizado e informado em relação a diferentes campos do conhecimento e do mercado, para tomar decisões. Um CONJUNTO DE DADOS pode entretanto ser uma população ou uma amostra. População: é qualquer coleção finita ou até infinita de objetos/elementos. Amostra: corresponde a um subconjunto da população, ou seja, uma parte dela.

TIPOS DE DADOS: Qualitativos: são rótulos, ou nomes usados para identificar um atributo de cada elemento(ex.: sexo, cor dos olhos, naturalidade). Quantitativo: Expressam quantidades numéricas (ex.: renda, altura). As Variáveis quantitativas podem ser subdivididas em Dados Discretos: Só podem assumir valores de um conjunto finito de valores possíveis, ou de um conjunto enumerável desses valores.(números de alunos, número de árvores, número de matérias)

Dados Contínuos: podem assumir qualquer valor dado em um intervalo numérico. (Tempo de uma tarefa, tamanho de objetos, quantidade de leite produzida)

ESCALA DE MENSURAÇÃO: Nível nominal de mensuração: caracterizado por dados que consistem apenas em nomes, rótulos ou categorias. Os dados não podem ser dispostos, os números servem apenas para diferenciar as categorias (ex.: sexo dos estudantes, nacionalidade, ocupação). Nível ordinal de mensuração: envolve dados que podem ser dispostos em alguma ordem, mas as diferenças entre os valores dos dados não tem sentido (ex.: nível de satisfação, classificação de times, escala de concordância). Nível intervalar de mensuração: os números expressam diretamente a ideia de quantidade, desde que o zero não indique ausência. (ex.: tempo, temperatura) Nível de razão de mensuração: os números expressam diretamente a ideia de quantidade, mas o zero é absoluto, ou seja, indica ausência (ex.: Nº de alunos, tempo para uma tarefa).

DIVISÃO DA ESTATÍSTICA: Descritiva: descreve fatos, utiliza métodos tabulares, gráficos e numéricos para sintetizar dados. Inferencial: Análise e interpretação de dados amostrais, processo de utilizar dados obtidos a partir de uma amostra para fazer estimativas ou testar hipóteses sobre as características de uma população.

DESCREVENDO DADOS QUALITATIVOS: variáveis compostas por dados na forma de nomes ou rótulos, por natureza, não numérica.

O primeiro dos métodos que possibilita sintetizar os dados é o método tabular, ou seja, uma distribuição de frequência, que é a forma de se organizar e resumir conjunto de dados em formato de tabela. São apresentados a frequência absoluta (fi) que é o número em si, e a frequência relativa (fri), que é o percentual da frequência, e que obtemos pela seguinte fórmula:

exemplo, uma tabela a seguir: Para organizarmos os dados da Tabela 2.1 em uma tabela de freqüência, devemos contar o número de vezes que cada refrigerante aparece no conjunto de dados. Essas contagens aparecem na Tabela 2.2.
[pic 2][pic 3][pic 1]



Analisando uma variável qualitativa, com nível de mensuração ordinal, a distribuição seria acrescida de mais algumas informações. Exemplo:

         Note que foi apresentado duas colunas a mais que do exemplo anterior.[pic 4][pic 5]

Frequência Absoluta acumulada (Fi): equivale a soma das frequências anteriores ao ponto.

Frequência Relativa acumulada (Fri):equivale a soma das classes anteriores da coluna frequência relativa.

MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL: são utilizadas para indicar um valor que tende a representar um conjunto de números. As principais medidas são: Média: que nos informa sobre a posição central de um conjunto de dados. Média Ponderada: é calculada a partir de dados ponderados segundo seu peso de importância. Moda: é o valor que aparece com mais frequência. Mediana: nos informa o valor que fica no meio de um conjunto de dados que estão ordenados de forma crescente. Logo, não influencia por valores de dados extremados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (310.9 Kb)   docx (736.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com