TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade é constituída por: sistema de informação que é o conjunto organizado de dados

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1

Passo 1

A contabilidade é constituída por: sistema de informação que é o conjunto organizado de dados, técnicas de acumulação, ajustes e emissões de relatórios; usuários que podem ser pessoas físicas ou jurídicas com interesse na avaliação da situação e evolução de uma entidade; informações de natureza econômica que devem ser consideradas como a visão do que seja econômico para a contabilidade; informações de natureza financeira que se referem ao fluxo de caixa, capital de giro, entre outros; informações de natureza física que complementa os valores monetários (quantidades geradas de produto ou serviços, número de depositantes num banco, número de clientes numa empresa, número de funcionários numa empresa, etc.); informações de natureza de produtividade que se referem à utilização mista de conceitos de avaliação (financeiros) e quantitativos (físicos), como receita bruta per capita, depósitos por cliente, etc..

É o dever da contabilidade demonstrar a situação do patrimônio e o resultado do exercício de forma clara e precisa, e rigorosamente de acordo com os conceitos, princípios e normas básicas, e o resultado apurado deve ser economicamente exato.

Temos como objetivo principal da contabilidade permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma, e com informações detalhadas para que os usuários possam contribuir no processo decisório.

Passo 2

Podemos dizer que ambas são semelhantes, porém a vida financeira de uma empresa é mais complexa, por haver terceiros envolvidos nas finanças da organização. Mas o princípio é o mesmo, onde temos que ter controle de toda situação.

As despesas que uma organização e um indivíduo têm, são diferentes, mas a obrigação de estar em dia com as dívidas são as mesmas.

Tanto uma organização como um indivíduo se baseia no seu fluxo de caixa, se programando e se baseando no que tem a receber e a pagar, tentando assim manter o controle financeiro. Quando nossos ganhos são maiores que nossas despesas, temos um conceito de lucro, sendo este o principal objetivo de uma empresa.

Nós como indivíduo, normalmente, nos baseamos em uma receita mensal (remuneração), se fizermos uma comparação entre indivíduo e organização, o indivíduo tem mais facilidade de controlar suas receitas, levando-se em consideração que todo mês receberá o mesmo valor. Eu por exemplo, tenho uma planilha de controle financeiro, onde semanalmente anoto todas as despesas, tanto as fixas quanto as que surgem durante o período, e guardando sempre 20% do saldo restante ao final do mês, e deposito na poupança. E outro investimento que faço, é o estudo.

Já em uma organização não é diferente, tudo que entra e tudo que sai, é controlado minuciosamente, sendo que ao final o mês tudo tem que estar informado corretamente para poder fazer o balanço. As receitas de uma empresa vêm de vários clientes sejam eles outras empresas ou até mesmo o consumidor final. E assim como nós, “indivíduos”, fazemos nossos investimentos mínimos ou não, toda empresa tem sua visão no futuro, porém os planos de uma organização vão mais além, a empresa faz mais investimentos, por ter um fluxo de caixa maior, e pessoas investindo em ações da empresa, um fator bastante importante para os interesses da empresa, estes são necessários para que lá na frente todo esse investimento gere lucro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (108.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com