TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESASTRES NA ENGENHARIA

Por:   •  20/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.047 Palavras (13 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO D’BIASE

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL

INSTITUTO DE ENGENHARIAS

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

DESASTRES NA ENGENHARIA

Aline Cristina Cobra Silva do Nascimento

Emilli Dias Lacerda

Jessica Gomes Moutta

Mayara Lima de Oliveira

Pedro Felipe B. de Oliveira F. dos Santos

Nova Iguaçu

31 de Maio de 2016

CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO D’BIASE

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL

INSTITUTO DE ENGENHARIAS

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

DESASTRES NA ENGENHARIA

Trabalho parcial elaborado em cumprimento as exigências da disciplina de Expressão Oral e Escrita, ministrada pela professora Viviane no curso de Engenharia Civil, Turma ECV112.

Nova Iguaçu

31 de Maio de 2016

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO _______________________________________________4

2 – O QUE É ENGENHARIA_______________________________________5

2.1 – O QUE CARACTERIZA UMA SITUAÇÃO PROBLEMA NA ENGENHARIA__________________________________________________  5

3 – CAUSAS DE DESABAMENTO NA CONSTRUÇÃO CIVIL_________ 8

3.1 – RESPONSAVEIS PELA FISCALIZAÇÃO________________________ 8

3.2 – PORQUE OCORREM DESABAMENTO_________________________ 9

3.3 – QUEM ASSEGURA OS DANOS CAUSADOS POR UMA DEFEITUOSA CONSTRUÇÃO__________________________________________________ 9

4 – ACIDENTES COM GUINDASTES______________________________11

4.1 – ESTADIOS DOS CORINTHIAS ________________________________12

4.2 – PERICIA __________________________________________________  14

5 – CONCLUSÃO_______________________________________________  16

6 – REFERÊNCIAS______________________________________________17

1 - Introdução 

Ao exercer seu trabalho, o engenheiro deve zelar para cumprir suas funções corretamente mesmo que isso, implique em fiscalizar o projeto pôr diversas vezes. Para não cometer nenhuma falha expondo nenhuma vida a qualquer tipo de riscos.

Não se deve tomar nenhuma decisão, sem antes avaliar todos os pontos. Utilizar todos os recursos oferecidos, relembrar experiências vividas e por fim a decisão pessoal. Para projetar uma obra, devem-se identificar os desafios e problemas que possam transcorrer durante sua execução essencial o planejamento da obra juntamente com o projetista. Pois somente quando tudo já foi avaliado e supervisionado é que o engenheiro decide se irá ou não prosseguir com a obra.

É no planejamento, que o engenheiro decide, qual material será usado, quanto custará e quais são os impactos que esse empreendimento irá causar. Além de ter a habilidade para solucionar problemas futuros. Deve haver solução para os problemas desde o início até o fim da obra.

Não se deve deixar passar nenhum detalhe, não se pode ignorar nada, pois pequenas falhas podem causar problemas catastróficos causando grandes transtornos e prejuízos. Esses tipos de equívocos podem ser cometidos por um engenheiro.

Basta lembrar os grandes acidentes ocorridos na história da engenharia, para não cometer nenhuma falha.

Um acidente pode ter diversas origens: erros no início do projeto, erros de fiscalização, uso de técnicas inadequadas, uso de material impróprio. Deve-se atentar, com o cumprimento de todas as normas técnicas.

Nunca se esquecendo de avaliar a estabilidade e durabilidade da obra e do material utilizado.

2 - O que é engenharia

A engenharia, como hoje se apresenta, é essencialmente a resultante de dois processos históricos que por muito tempo evoluíram à parte, sem qualquer relação entre si. De um lado, o aparecimento gradual, através  de séculos, de um especialista na solução de problemas cuja operação era criar dispositivos, estruturas e processos( instrumentos, pontes, maquinas) de utilidade para o homem. De outro, a rápida e relativamente recente expansão dos conhecimentos científicos.

É das mais poderosas a influência da engenharia, sobre a história. A Engenharia é responsável por um semi numero de produtos que enriquecem a nossa vida, pelos sistemas que produzem essas coisas em grande escala a preço acessíveis e por aqueles outros que permitem a sua eficiente distribuição.

Até o século passado a engenharia era relativamente pouco influenciada pela ciência. A expansão dos conhecimentos científicos, possibilitando o aumento do bem-estar da humanidade, veio revolucionar a pratica da engenharia. Em contraste com o passado, a engenharia atual é mais ciência e menos arte, embora ainda muito se recorra à arte, sob a forma de engenho e de discernimento, no aproveitamento dos recursos naturais.

2.1 - O que caracteriza uma situação problema na engenharia

O que caracteriza uma situação designada como problema? Esta é uma palavra de uso muito corrente; mas que a significa? O que tem em comum todos os problemas? As respostas a estas indagações serão provavelmente vagas e incompletas. Quando, porem, se percebe que um estudo da engenharia é essencialmente um estudo de problemas e de suas soluções, torna-se evidente a necessidade, desde logo, de interpretações precisas e especificas do term.

Surge um problema quando há o desejo de realizar uma transformação de um estado de coisa para outro. Os estados de coisas podem ser dois pontos do espaço, cuja distancia de separação deva ser percorrida. O problema pode consistir em passar para a margem oposta de um rio, de uma cidade para outra, de um para outro planeta, ou qualquer da infinidade de situações semelhantes. O problema frequentemente envolve, também, a transformação de uma forma ou condição para outra como, por exemplo, pão fresco em torrada. Em qualquer problema há um estado original, daqui por diante denominado estado A ou entrada e um estado final (objetivo ou resultado), cuja maneira de alcançar o solucionador procura e que será doravante designado como estado B ou saída.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (315.5 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com