TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ENSAIO AGREGADOS

Por:   •  6/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.216 Palavras (9 Páginas)  •  777 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

ENSAIO AGREGADOS

Equipe: Tayan Rodrigues,

Brasília, 22 de Junho de 2017


Ensaio Agregados

Resumo. Relatório da primeira aula pratica de materiais de construção civil realizada no laboratório de materiais de construção, com a orientação da Prof. Erika Castro e o Técnico em Laboratório do curso de Engenharia civil no Uniceub, esta pratica tem como tema os Ensaios Granulométricos em agregados miúdos e graúdos, com base na norma técnica brasileira ABNT(NBR 7211) que descreve os procedimentos para a realização de tais processos. Este estudo possui grande importância na Engenharia Civil, pois conhecer as propriedades granulométricas e características de um material auxilia em escolhas benéficas de materiais na construção levando em conta os fatores de qualidade e economia.     

Palavras chave: Granulometria, construção, qualidade, economia

Introdução

A granulometria é o termo utilizado para medir a proporção relativa, em porcentagem, dos diferentes tamanhos dos grãos que constituem um agregado. A composição granulométrica tem grande influencia nas propriedades futuras das argamassas e concreto. Determinada por meio de peneiras com diferentes aberturas. O diâmetro máximo do agregado que é sua abertura da peneira que fica retida e seu modulo de finura que é a soma das porcentagens retidas acumuladas divididas por 100, que caracterizam o tipo e classificação  do agregado através dos resultados obtidos.

Partimos de amostras de agregados contidos no laboratório, tivemos por objetivo determinar a composição granulométrica do agregado miúdo e graúdo do laboratório, bem como conhecer o modulo de finura e a dimensão máxima características desses agregados, traçando suas curvas granulométricas que correspondem a linha continua que une os pontos que representam o resultado do ensaio granulométrico, ou seja, os pontos que as abcissas correspondem as malhas das peneiras e as ordenadas, dos passados acumulados.

Essa determinação tem a finalidade de encontrar a melhor composição para o concreto a que apresenta a maior compacidade possível, acarretando economia e aumento de sua resistência. Através dos resultados, classificamos as partículas das amostras pelos seus respectivos tamanhos e extraímos valores que podem auxiliar nos estudos de dosagem de concreto, como a zona na qual a areia e a brita usadas fazem parte, suas dimensões máximas características que permitem selecionar o agregado adequado de acordo com sua utilização e o modulo de finura que indica possíveis variações de superfícies nos agregados.

Objetivo

Conhecer a distribuição granulométrica do agregado e representa-la através de uma curva. Possibilitando assim a determinação de suas características físicas.

Procedimento Experimental

1 Ensaio (areia) :

Parte 1: Pesamos 500 g de agragado miúdo colocacamos agua no frasco Chapman até marcar 200 cm3 introduzimos cuidadosamente 500 g de agregado no frasco, com auxilio de um funil agitamos o frasco cuidadosamente, com movimentos circulares para eliminar as bolhas de ar e para retirada de grãos aderidos nas paredes do frasco fizemos a leitura final do nível da agua + agregado representando o volume de agua deslocado pelo agregado para a determinação da massa especifica na formula γ0500/L200, o L medido (volume de agua + agregado medido) no frasco. O processo foi repetido para outra determinacao e nao variou mais de 0,05 g/cm3 como recomendado no ensaio conseguimos manter o mesmo resultado.

Parte 2: Pesamos as peneiras da serie normal vazias, cada uma delas separadamente depois encaixamos as peneiras da serie normal 9,5mm; 4,75mm; 2,36mm; 1,18mm; 0,600mm; 0,300mm e 0,150mm em conjunto colocamos 300g de brita na peneira superior do conjunto e agitamos o conjunto para permitir a passagem do agregado pelas peneiras, apos isso desmontamos o conjunto das peneiras e pesamos cada peneira com o material retido nelas determinando a massa total de cada peneira mais o seu material o retido.

2 Ensaio (brita):

Parte 1 :A execução foi feita com o auxilio de uma pá metálica, amostras de brita(agregado graúdo) foram colocados em um recipiente pesado e medido no laboratório tendo como altura 30,1cm, diâmetro de 20,5cm e massa de 4,058 kg. Enchemos o recipiente com o material de maneira uniforme ate que todo o recipiente fosse preenchido, com auxilio de uma régua fizemos o razoamento da superfície de forma a deixa-la nivelada em relação as bordas do recipiente. Pesamos o recipiente com o material contido e a massa do recipiente+agregado foi de 18,460 kg. Depois repetimos o processo enchemos o recipiente com o material mas com ele molhado, após enchermos o recipiente nivelamos sua superfície em relação as bordas, pesamos o recipiente com o material contido e a massa do recipiente+agregado molhado foi de 18,530 kg. Com  esse dados obtidos calculamos o valor da massa unitária, a massa especifica, o volume do recipiente e o volume de vazios.

Parte 2: Pesamos as peneiras da serie normal vazias, cada uma delas separadamente depois encaixamos as peneiras da serie normal 75mm; 37,5mm; 19mm; 9,5mm; 4,75mm; 2,36mm; 1,18mm; 0,600mm; 0,300mm e 0,150mm em conjunto colocamos 300g de brita na peneira superior do conjunto e agitamos o conjunto para permitir a passagem do agregado pelas peneiras, apos isso desmontamos o conjunto das peneiras e pesamos cada peneira com o material retido nelas determinando a massa total de cada peneira mais o seu material o retido.

Resultados e Discussões

Determinação da massa especifica de agregados miúdos por meio do frasco Chapman:

500 g de areia

200 ml de agua

393 ml de agua (volume de agua+ agregado miúdo)

γ0500/L200                           γ0= 500/ 393-200                 γ0= 2,60

onde : γ0 – massa especifica do agregado miúdo(g/cm3).

L- leitura do frasco (volume de agua + agregado miúdo.

Determinação da massa unitária e volume de vazios

Altura do balde 19 cm

Diâmetro 20 cm

Peso do balde vazio : 2,726 kg

Peso do balde com o agregado: 11,735 kg  1’vez

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (251.6 Kb)   docx (314.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com