TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS SISTEMAS DE DETECÇÃO E ALARME DE INCÊNDIO

Por:   •  23/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.801 Palavras (12 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 12

GRADUANDO EM ENGENHARIA CIVIL

ANANDA CAROLINE ELIDA LOHANNY JEFFERSON ANTONIO RAYRON DAVID VITORIA REGIA

ANÁLISE DA NBR 17240/2010

SISTEMAS DE DETECÇÃO E ALARME DE INCÊNDIO

– PROJETO, INSTALAÇÃO, COMISSIONAMENTO E MANUTENÇÃO DE SISTEMAS DE DETECÇÃO E ALARME DE INCÊNDIO – REQUISITOS

TERESINA-PI / 2020

ANANDA CAROLINE ELIDA LOHANNY JEFFERSON ANTONIO RAYRON DAVID VITORIA REGIA

SISTEMAS DE DETECÇÃO E ALARME DE INCÊNDIO

⦁ PROJETO, INSTALAÇÃO, COMISSIONAMENTO E MANUTENÇÃO DE SISTEMAS DE DETECÇÃO E ALARME DE INCÊNDIO – REQUISITOS

Análise de pesquisa apresentado a Eng. Msc. Lívia Reis da Universidade Integral Diferencial Facid Wyden, como requisito para a análise da NBR 17240/2010.

Orientadora: Professora Lívia Reis

TERESINA-PI / 2020

RESUMO

O trabalho visa a compreensão e análise dos elementos que compõe a NBR 17240, responsável pelo sistema de detecção e alarme de incêndio. Para isso foram apresentadas as formalidades específicas afim de esclarecer detalhadamente seus equipamentos e funcionamento conforme as recomendações para execução e instalação do mesmo, visando-se assim o conhecimento e prevenção de acidentes e falhas referentes a incêndios.

Palavras chaves: Segurança, alarme, incêndio e NBR 17240

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Incêndio no Hotel Blue Tree Rio Poty 9

Figura 2 – Elaboração de Projeto contra Incêndio 14

Figura 3 – Sinalizações contra incêndio 15

SUMÁRIO

⦁ Introdução 6

⦁ Justificativa 7

⦁ Objetivos 7

⦁ Objetivo Geral 7

⦁ Objetivo Especifico 7

⦁ Metodologia 7

⦁ Legislação 8

⦁ Breve histórico da segurança contra incêndio no Brasil 8

⦁ Incêndio no Hotel Blue tree Rio Poty 9

⦁ Detectores de incêndio 11

⦁ Acionadores manuais 12

⦁ Fiação 12

⦁ Saídas de emergência 13

⦁ Projetos arquitetônicos 13

⦁ PPCI 14

⦁ Sinalização de Emergência 15

⦁ Laudos Técnicos 15

⦁ Conclusão 16

⦁ Referencias Biográficas 17

⦁ INTRODUÇÃO

A norma 17240 criada no ano de 2010, substituindo a norma 9441 também do ano de 2010, foi realizada com o intuito de poder auxiliar aqueles que são responsáveis pela segurança em uma obra em relação ao sistema de detecção e alarme de incêndio, a norma contém ao todo 54 páginas, nela contendo o necessário para uma boa identificação para a prática de afins.

O sistema de detecção e alarme de incêndio é um dispositivo que fica instalado dentro dos edifícios, que tem como objetivo principal indicar o caso de um eventual incêndio, sinalizando por meio de alarmes para as pessoas que tiverem no local do ocorrido, e para os responsáveis pelo controle de fogo, assim podendo garantir a segurança de todos e da obra.

De acordo com o Teixeira (2009, p.1) o número de mortes provocados por um incêndio em regiões urbanas e industriais são baixas, comparada a outros tipos de acidentes, mas que ainda assim o número ainda é alto, e sem contar com o custo de investimento na obra, sendo assim um motivo para o apoio na proposta de investir na área de segurança contra os incêndios. É importante ter o conhecimento da norma 17240, pois ela retrata as medidas corretas para o desempenho das exigências, no entanto, não tem o direito de fazer punições na ausência delas.

Com o passar dos anos, e a evolução das tecnologias, foi desenvolvido vários tipos de detectores de incêndio, como os automáticos, de fumaça, de gás, de temperatura, e de chamas. Cada tipo de detetor tem sua finalidade, eles são recomendados de acordo com o local em que o usuário quer realizar a instalação. Sem contar que existe vários tipos de sistemas: “O sistema permite a conexão a um sistema de supervisão e controle predial, porém funciona como uma unidade autônoma, isto é, quando a comunicação com o sistema de gerenciamento é interrompida, o sistema continua operando normalmente. O sistema é geralmente oferecido com um conjunto de baterias que podem suprir, em caso de ausência de energia, a alimentação completa do sistema, incluindo os acionamentos.” (ASSIS, 2011, p.22).

⦁ JUSTIFICATIVA

Nesta análise almeja entender melhor como funciona os detectores e alarmes de incêndio, buscando facilitar o desenvolvimento da norma durante a execução da instalação do mesmo. Sendo assim de suma importância ter o conhecimento de todos os requisitos necessários para poder ser feito na forma corretamente, podendo garantir que os envolvidos de uma obra estejam cientes das recomendações exigidas pela norma 17240.

⦁ OBJETIVOS

⦁ OBJETIVO GERAL

Analisar todos os elementos da norma para poder fazer a aplicação correta delas, visando a segurança de um edifício que está sujeito a um incêndio.

⦁ OBJETIVO ESPECIFICO

Distinguir todos os componentes que são apresentados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (559.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com