TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Memorial Descritivo do Sistema de Detecção e Alarme

Por:   •  11/1/2020  •  Artigo  •  1.612 Palavras (7 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 7
  1. SISTEMA DE DETECÇÃO E ALARME DE INCÊNDIO

1.1 DESCRIÇÕES GERAIS

O sistema de detecção e alarme de incêndio atende a toda a loja, com a finalidade de detectar e avisar qualquer ocorrência de princípio de incêndio, determinar sua localização através de texto pleno em 'display' disposto na própria central.

O sistema permite expansões futuras, caso necessário, através de acréscimos modulares, bem como possui interface para integração com outros subsistemas.

O sistema é do tipo classe "B", em linhas analógicas. A fiação dos detectores, indicadores visuais remotos, alarmes audiovisuais e dos circuitos de supervisionados será em classe “B”.

Na loja existe um complexo de detectores instalados. A quantidade depende de vários fatores , assim como área da loja, compartimentos fechados, etc., que será determinado pelo projeto executivo.

Na entrada da loja tem um modulo monitor de entrada e saída ( Z.M.U. ). É uma interface para que haja comunicação entre a central da loja e o sistema de detecção do shopping, que é analógico endereçável. Neste módulo é que está o endereço codificado da loja.

Quando houver acionamento de um detector, um sinal elétrico será enviado à central da loja. E esta informará ao módulo que a loja está com o evento de alarme.

2. - EQUIPAMENTOS

2.1 . - CENTRAL

Gabinete em chapa pintada na cor branco gelo, base anti-ferrugem e duas demão de tinta epóxi. Porta frontal, com chave, e visor protegido com acrílico, e porta interna, para evitar o acesso aos bornes de ligação e componentes internos da central, por pessoal não autorizado.

Fonte de alimentação própria da Central compatível com as necessidades do sistema, carregador e flutuador de baterias, com recarga total em até 10 horas. Autonomia de 24 horas, com o sistema em supervisão, e mais o tempo necessário, com todo o sistema em alarme até a completa evacuação do prédio.

O Operador tem acesso simplesmente a reconhecimento e silenciamento do alarme e reset do sistema.

Os eventos são sinalizados, indicando a área protegida pelo laço, tipo de alarme, nome do local instalado, e por LED, a zona ou área correspondente.  

Todo alarme visual é acompanhado de um sinal sonoro, diferenciado para defeito ou alarme de fogo. As indicações visuais são na cor amarelo, para pré-alarme ou defeito, vermelho para alarme de fogo, e na cor verde, para funcionamento normal.

É sinalizado como defeito: derivação a terra, falta de alimentação da rede externa, bateria sem carga ou carga baixa, falta da bateria, ruptura de linha ou curto circuito no laço.

Terá, no mínimo, 3 laços.

Aceita no máximo 20 detectores por laço.

2 relés de saída de incêndio (modificação) e 1 relé de falha (normalmente fechado);

Saídas abertas do coletor para indicadores remotos de incêndio, falha e pré-alarme;

Monitoramento de todos os laços dos detectores, para integridade;

2.2.- DETECTORES

Os detectores deverão ter a sensibilidade testada e aprovada por um órgão público Nacional reconhecido (IPT) e/ou laboratórios internacionais como UL ou FM segundo exigências de normas brasileiras (EB 2135).

As características de resposta dos detectores devem atender também, às exigências da parte relevante do EN54

Deverão ser construídos em plástico anti-chama, na cor branco gelo, com desenho apropriado a sua função.

O circuito eletrônico é protegido contra interferências eletromagnéticas.

Não tem partes móveis sujeitas a desgastes.

Possui um LED de alto brilho, localizado no corpo do detector, ou na base de fixação, dependendo do modelo, em lugar visível, e acionado quando o detector for ativado.

Os detectores podem ser substituídos por outro tipo de detector. Por exemplo, se um detector de fumaça for inadequado para uma determinada aplicação, ele poderá ser simplesmente substituído por um detector de calor, configurado na graduação ou intervalo apropriado, desde que o limite de cobertura da área térrea não exceda o valor especificado.

Aprovações Mínimas: UL, FM ou CE

2.2.1.- DETECTOR DE FUMAÇA DO TIPO ÓTICO.

Também conhecido como detector fotoelétrico, funciona pela aplicação do efeito Tyndall, que utiliza a reflexão da luz sobre partículas de fumaça que se introduzem em uma câmara escura aberta ao ambiente. Este valor é digitalizado e transmitido.

Quando a densidade de fumaça aumenta por sobre o nível de calibração, um sinal é enviado ao microprocessador, resultando em um alarme.

Tensão operacional: 17-28V DC

Corrente quiescente: média de 400mA e pico de 650mA

Corrente de surto de energização: 1mA

Tempo máximo de energização: 10s

Corrente do alarme, LED iluminado: 3,4mA

Características da saída remota: conexão com linha positiva através de 4,5W (5mA no máximo)

Valor análogo no ar limpo: 23 +4/-0

Valor análogo no nível de alarme: 55

Indicador de alarme: dois diodos de emissão de luz (LEDs) incolores, que acendem em vermelho em caso de alarme. LED opcional remoto

Variação de temperatura: limite máximo na operação contínua +60°C; limite mínimo na operação contínua 0°C; limite mínimo para operação (sem condensação ou congelamento) -20°C; armazenamento de –30°C a +80°C

Umidade: de 0 a 95% de umidade relativa (sem condensação)

Efeito da temperatura: menos de 15% de alteração na sensibilidade da variação nominal.

Nota: as alterações lentas nas condições ambientais terão de ser compensadas automaticamente e não poderão afetar a sensibilidade.

Efeito da pressão atmosférica: nenhum

Efeito do vento: nenhum

Vibração, impacto e choque: para a EN54-7:2000

Valor nominal de IP: 43

Dimensões máximas: 105mm de diâmetro; 45mm de altura e 52mm (altura na base)

Materiais: compartimento em policarbonato branco V-0, com valor nominal para UL94; terminais em aço inoxidável niquelado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (139.2 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com