TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS SISTEMAS DIGITAIS II

Por:   •  3/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)

CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO (CTU)

CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA – BLOCO: 4º

DISCIPLINA: SISTEMAS DIGITAIS II

PROFESSOR: ADILSON

ALUNO: ÍTALO FERNANDES E SILVA MATRÍCULA: 1047444

DECODIFICADORES

Abril de 2015

SUMARIO

Tópicos PAG;

1. Objetivo_______________________________________­__ 03

2. Considerações iniciais______________________________04

3. Metodologia utilizada_______________________________05

4. Experiência______________________________________ 06

OBJETIVO

Tal trabalho vem com o objetivo de mostrar o funcionamento teórico e prático (simulação) de dispositivos, no caso, decodificadores, através do “laboratório” MULTISIM (programa de ensaios de dispositivos).Dessa forma, expande-se e enaltece o entendimento do referido assunto, que se fosse dado somente de forma teórica, possivelmente não ofereceria a mesma riqueza de detalhes e internalização deste conhecimento.

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Uma das maiores aplicações dos decodificadores está na conversão de informações de um código para o acionamento de displays, de forma que algarismos ou letras codificadas digitalmente sejam mais compreensíveis aos usuários. O mais comum e mais utilizado em sistemas digitais é o decodificador BCD de 7 segmentos porque converte informações codificadas em BCD para um código especial que, aplicado ao display de 7 segmentos, fornece visualmente as informações. Os displays de 7 segmentos são dispositivos formados por 7 leds. Cada um dos 7 segmentos do display é formado por um led, e estes 7 leds. Dispostos com mostra a figura abaixo:

Cada um dos 7 segmentos do display é formado por um led, e estes 7 leds podem estar conectados pelo catodo (catodo comum), acendendo quando recebem o nível lógico “1”, ou pelo anodo (anodo comum), acendendo quando recebem o nível lógico “0”.

METODOLOGIA UTILIZADA

Antes de começar a descrever os decodificadores, é bom se ter o entendimento da configuração básica de um decodificador. Um decodificador é um grupo de portas lógicas organizadas de modo que os dados binários apresentados na entrada do decodificador sejam transformados na informação necessária a ligar as leds de forma que estas apresentem o dado na entrada do decodificador.

A seguir serão apresentadas informações sobre o funcionamento dos decodificadores e alguns resultados obtidos mediante a experiência utilizando os decodificadores:

Dispositivos utilizados

8 switch DIPSW1 ;

Decodificador BCD de 7 segmentos 7447N;

Fonte de tensão DC (fornecendo 12 V);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com