TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas MRP II & ERP

Dissertações: Sistemas MRP II & ERP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  1.175 Palavras (5 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 5

Sistemas MRP II / ERP

Objetivos do Sistema MRP II / ERP

A necessidade de softwares que possam mensurar cada vez mais os desperdícios e a produtividade é cada vez mais exigida pelas indústrias e a partir de então surgiram novas ferramentas para a melhoria da cadeia de suprimentos e gerenciamento da produção no chão de fábrica.

A tecnologia de informação chega finalmente às atividades fins das empresas, deixando de atender exclusivamente às atividades meias (financeiras, estoques, contabilidade, folhas de pagamento, etc.), para oferecer ferramentas de operação e gerenciamento das atividades como a produção e as vendas.

O MRP (Materials Requirements Planning) Planejamento das Necessidades de Materiais. O MRP é um sistema na qual permite avaliar quanto material de determinado tipo é necessário e em que momento.

A partir dos anos 80 surgiu o MRP II (Manufacturing Resources Planning) que significa Planejamento dos Recursos de Manufatura ou Planejamento dos Recursos de Produção, o MRP II permite que as empresas avaliem as implicações de demanda futura nas áreas financeira e de engenharia, assim como as necessidades de materiais.

Como resultado, o MRP oferece a documentação que converterá as necessidades do mercado em uma linguagem que possa ser entendida pela produção. Serão, portanto, geradas listas de materiais, ordens de produção, etc.

O ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio à decisão, etc). Em termos gerais, são softwares desenvolvidos para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios. No entanto a grande maioria dos ERP's disponíveis possuem excelentes módulos de contabilidade, orçamentos e controladoria, mas, infelizmente, não conseguem lidar com a dinâmica do ambiente produtivo e não atendem as necessidades do chão de fábrica. Devido a isso, surgiu a necessidade do desenvolvimento de sistemas que complementassem o ERP e garantissem e completa integração do setor industrial com os demais departamentos de uma organização.

Módulos constituintes dos Sistemas ERP

O ERP é composto em módulos, cada um atendendo uma área de negócio, esta modularização facilita a navegação pelo sistema, simplificando o processo de treinamento e implementação, que pode ser conduzida em etapas de acordo com as necessidades e capacidade de investimento de cada cliente.

GESTÃO FINANCEIRA

 Planejamento Orçamentário

 Orçamento e Verbas

 Gestão Financeira

 Dirf

 Contratos

 Controle de Viagens

GESTÂO DE CLIENTE

 Vendas/CRM

GESTÂO DE VENDAS E DISTRIBUIÇÃO

 Faturamento/Pedidos

 Vendas MOBILE (Automação da Força de Vendas)

 Web Pedidos

 Logística e distribuição

 Comércio Exterior

 Gestão de Lojas

 Loja virtual

 Gestão de Postos

 Sincronizador Off-line

GESTÂO DE COMPRAS E SUPRIMENTOS

 Suprimento/Compras

 Planejamento de Materiais

 E-Procurement

GESÃO DE MATERIAIS

 Gestão de Materiais

 Configurador de Produto

 Planejamento de Materiais

 Expedição e Inventário Mobile

GESTÂO DE CONTABILIDADE E FISCAL

 Auditor Fiscal

 Contabilidade

 Escrita Fiscal

 Controle Patrimonial

 Recebimento

 Gestão Fiscal Municipal

GESTÂO DE RECURSOS HUMANOS

 Gestão de Pessoas

 Administração de Pessoal

 Saúde e Segurança

GESTÂO INDUSTRIAL

 Engenharia de Produto

 Planejamento de Materiais

 Controle de Produção

 Carga Máquina

GESTÂO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

 Gestão de Serviços

 Web Serviços

 Manutenção Industrial

 Gestão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com