TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OTIMIZAÇÃO NAS OPERAÇÕES DE MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM DE MATERIAIS ATRAVÉS DE REARRANJO FÍSICO

Por:   •  26/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.297 Palavras (10 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI[pic 1]

BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DISCIPLINA: OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS

JOÃO LUCAS DA SILVA NASCIMENTO

WHELVES NUREMBERG SILVA DE SOUSA

OTIMIZAÇÃO NAS OPERAÇÕES DE MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM DE MATERIAIS ATRAVÉS DE REARRANJO FÍSICO: Um estudo de caso realizado no Instituto Federal do Piauí-(IFPI)

Teresina - PI

2018

JOÃO LUCAS DA SILVA NASCIMENTO

WHELVES NUREMBERG SILVA DE SOUSA

OTIMIZAÇÃO NAS OPERAÇÕES DE MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM DE MATERIAIS ATRAVÉS DE REARRANJO FÍSICO: Um estudo de caso realizado no Instituto Federal do Piauí-(IFPI)

Trabalho apresentado à disciplina Otimização de processos do Curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Uninovafapi como requisito para compor a primeira nota avaliativa.

Professor. Msc. Ricardo Seixas

Teresina – PI

2018

          SUMÁRIO

1. NTRODUÇÃO        1

1.1. OBJETIVOS        2

1.2  Objetivo geral        2

1.3. Objetivos Específicos        2

1.4. JUSTIFICATIVA        2

2. MATERIAIS E MÉTODOS        2

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO        3

3.1 Processos do Almoxarifado        3

3.2 Identificação do problema        5

3.3 Planos de ações de melhorias e resultado esperado        6

3.4 Materiais necessários para melhorias        10

4. CONCLUSÃO        11

REEFERÊNCIAS        12



1. NTRODUÇÃO

Nos dias atuais nota-se a grande necessidade de melhorar a gestão na administração pública, no que se refere a organização, redução de custos e tempo, isso porque, há grandes dificuldades em organizar e controlar o estoque em ambientes da gestão pública, o que leva a necessidade de estudar a organização funcional do almoxarifado e suas principais atribuições.

A gestão de estoque é um tema que necessita de muito estudo, pois quando se trata de dimensionamento e controle do estoque é preciso considerar alguns fatores.

Um deles se refere ao estudo do arranjo físico do almoxarifado, pois esse arranjo quando é eficaz reduz o desperdício do espaço e ao mesmo tempo possibilita a fluidez de produtos e pessoas, auxiliando a produção e sem aumentar os custos com manutenção e organização do estoque (DIAS, 2010).

O espaço do estoque é um dos pontos mais importantes do almoxarifado, pois ele é o responsável pelo armazenamento e distribuição dos itens. Portanto o almoxarifado deve ser bem planejado e aplicar ao mesmo técnicas que sejam eficazes tanto no recebimento quanto no despacho dos itens.

Para se obter êxito no layout aplicado no almoxarifado, tem que ser reduzido a distância interna de que cada item terá até chegar ao balcão de despacho, onde os itens deverão ser classificados por tamanho médio das unidades armazenadas para melhor utilização do espaço físico.

Diante do exposto, o objetivo desse estudo é elucidar os pontos-chave da administração de materiais, analisando o arranjo físico do ambiente, como é aplicado o processo de administração, armazenamento e movimentação de materiais, e principalmente avaliar a possibilidade de utilização do espaço vertical para melhorar o aproveitamento do espaço e sua funcionalidade e finalizar aplicando um novo layout.

  1. OBJETIVOS

1.2     Objetivo geral

Propor melhorias nas operações de Movimentação e Armazenagem de materiais através de rearranjo físico, no Instituto federal do Piauí-(IFPI).

1.3.    Objetivos Específicos

  • Analisar os procedimentos internos adotados atualmente na Instituição;
  • Definir os pontos críticos do processo atual;
  • Propor um plano de ação visando à melhoria nos processos da Instituição;

1.4. JUSTIFICATIVA

Com as novas mudanças na administração do setor público o aumento das exigências por parte dos órgãos que recebem os seus serviços, tem buscado métodos diferentes para buscar melhorias. Por isso, é necessário que as organizações do setor público organizem seus processos internos a fim de facilitar o andamento dos serviços prestados, o que refletirá diretamente na satisfação dos colaboradores.

É importante salientar que não somente os gestores da organização devem estar cientes desses processos, mas também os demais funcionários, pois as principais mudanças influenciam diretamente no trabalho deles e trazem benefícios a todos.

Sabendo-se da importância da organização dos processos, fica clara a necessidade da implantação dessa otimização na empresa em questão. Os resultados obtidos nessa pesquisa podem servir como base para as mudanças necessárias na organização.

2. MATERIAIS E MÉTODOS

A metodologia utilizada nessa pesquisa foi um estudo bibliográfico, que possibilitou o levantamento de diferentes aspectos sobre o tema em estudo, por meio de livros e questionários. Essa pesquisa também se caracteriza como um estudo de caso, pois foi analisado o almoxarifado de uma Instituição de ensino, no Instituto Federal do Piauí. O almoxarifado dessa Instituição apresenta 7.51 metros de largura e 12 metros de comprimento, perfazendo um total de 90.12 metros quadrados, que conta com 179.846 itens no seu estoque de grande e pequeno porte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (604 Kb)   docx (313.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com