TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obesidade em uma criança

Seminário: Obesidade em uma criança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Seminário  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

PRE-PROJETO DE PESQUISA

GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

Galvão. Juciara Viegas

TEMA:

Obesidade infantil

PROBLEMA:

Porque a obesidade é um problema seria para a saúde das crianças?

OBJETIVO

GERAL

Analisar a importância de uma nutrição balanceada na vida das crianças.

ESPECÍFICO

Identificar a relação do problema psicológico e a alimentação.

RELEVÂNCIA – JUSTIFICATIVA

Este trabalho é de grande importância, pois a obesidade tem sido um problema que faz parte do dia a dia de muitas crianças, é sempre bom ressaltar como uma boa alimentação faz bem para a saúde de todos.

REVISÃO DE LITERATURA:

O que é obesidade?

Segundo o ministério da saúde a obesidade é o acumulo de gordura no corpo causado sempre por um consumo de energia na alimentação, superior àquela usada pelo organismo para sua nutrição e realização das atividades do dia a dia, ou seja, a ingestão e maior que o gasto energético correspondente.

O problema da obesidade é claramente uma situação complexa para qual não existe uma causa clara ou um simples remédio para combater. Existem muitos fatores adicionais que tem relação com a obesidade, a historia da sua família, o tipo de trabalho, o ambiente, a má alimentação.

Complicações possíveis

Pessoas obesas tem maior probabilidade de desenvolver doenças como: pressão alta, diabetes, problemas nas articulações, dificuldade respiratória e ate algumas formas de câncer.

Obesidade infantil

De acordo com Candice Filipe R. Guedes (2012)Licenciatura em ciências da nutrição, a obesidade infantil no mundo está aumentando sem controle, estima-se que no Brasil o numero de crianças obesas tenha aumentado 5 vezes nos últimos vinte anos, atingindo atualmente 10% das crianças no Brasil.

Nos últimos anos, numerosos estudos têm sido realizados para descobrir as verdadeiras causas da obesidade Infantil. a maioria desses estudos tem identificado dois erros no hábitos alimentares como sendo o principal fator responsável por causar obesidades nas crianças. Além disso, a falta de atividade física bem como outros fatores genéticos tem sido identificada como principais razoes por trás do ganho de peso repentino em crianças.

Como combater a obesidade infantil nas escolas.

O ministro da saúde, Alexandre Padilha lançou uma campanha de combate a obesidade infantil dentro das escolas. Segundo Padilha, o quadro brasileiro de criança obesas está preocupante, já que uma em cada três crianças esta acima do peso.

A campanha faz parte da semana de mobilização salde na escola, 2013, vai levar 13 mil equipes da saúde da família a mais de 30 mil escolas publicas em 2.300 municípios.

A preocupação do governo também é como reflexo de hábitos alimentares na suade das crianças dentro de casa, segundo Padilha, conscientizar os alunos para mudar os hábitos também fora da escola diminui risco de desenvolvimento de problemas de saúde.

Padilha também afirmou que são os munícipios os responsáveis por comprar os alimentos oferecidos as crianças nas escolas, e sãos estes alimentos que tendem a fazer a diferença na merenda escolar.

Como combater a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com