TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observações de Medidas Relatório

Por:   •  10/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.397 Palavras (6 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

Título: Observações e medidas

Aline Beatrz Soares Passerini (148849)

Andréa Doria Cruz de Oliveira (141596)

Sarah Ferreira Magalhães (147871)

UC: Química Geral Experimental

Curso: Engenharia Química Integral

Data da realização do experimento:17/08/2020

Responsáveis:         Fabrício R. Sensato

 Ricardo Galdino

Resumo

O presente artigo tem por objetivo relatar uma prática experimental de observações e medidas, que visou trazer condições para a construção de conceitos de massa, volume e densidade e manipulação de vidrarias e instrumentos de laboratório. Destacando-se a importância desta atividade prática para o Ensino de Química Experimental, no que se refere a abordagens diferenciadas no processo de construção de novos conhecimentos. Nesta atividade experimental foram utilizadas pipetas volumétricas e graduadas, proveta e balanças analíticas e semi – analíticas, juntamente com tabelas informativas fornecidas pelos docentes. Teve-se por objetivo pedagógico entender e analisar experimentalmente, a partir de uma situação problema, os conceitos e aplicações que abrangem o volume, massa e densidade. Em seguida, a partir da manipulação correta das vidrarias utilizadas, foi coletado dados experimentais.

Introdução

Os procedimentos realizados em laboratório devem ser feitos com o maior grau de seriedade, aferição e precisão, nesse sentido todos os materiais, ferramentas, equipamentos, reagentes etc., também precisam ser utilizados de maneira séria, pois deve-se levar em consideração os riscos que corremos dentro de um laboratório de química, por isso é necessário estar sempre atento as medidas de concentração dos reagentes e seguir as práticas de segurança em laboratório.

As medidas que se utiliza em uma prática laboratorial, são de suma importância para o resultado das práticas. 

O presente experimento tem por objetivo a observação de medidas  de vidrarias e equipamentos em laboratório.

Procedimento Experimental

No procedimento 1, foi adicionado 1 ml de aćido acético  0,5 mol/ L ao tubo de ensaio, em seguida colocou-se uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio, então observou- se  um processo de reação.

Procedimento 2, para fazer o ajuste do menisco em uma proveta, adicionou-se 50 ml de água corrente em uma proveta de 100 ml, verificando através do menisco se a alíquota correta foi marcada, caso seja necessário, fazer a correção com o auxílio de uma pipeta de Pasteur. Repetindo estes mesmos procedimentos com 75 ml e 100 ml de água corrente.

 

Procedimento 3, para observar o desempenho de vidrarias foi necessário utilizar um béquer contendo 200 ml de água. Na balança analítica um segundo béquer de 25 ml foi posto, após ter sido tarado, adicionou-se 10 ml de água do primeiro béquer por meio de uma pipeta volumétrica, esse processo deve ser feito delicadamente visando a sensibilidade da balança analítica, posteriormente foi medida a temperatura da água, assim com o objetivo de quantificar o volume presente na vidraria. Foi necessário fazer a repetição desse mesmo experimento utilizando uma pipeta graduada de 100 ml e uma proveta de 100 ml.

Procedimento 4, para indicação de massa de um determinado corpo metálico, fez- se o uso  da balança semi - analítica e posteriormente da balança analítica.

Procedimento 5, para determinação de densidade do dado corpo metálico foi adicionado em uma proveta de 100 ml, 50 ml de água destilada, depois de forma cuidadosa introduziu-se e corpo metálico na proveta, observou- se um aumento do volume no recipiente, assim com o atual volume e a massa pesada no procedimento anterior foi possível descobrir a densidade do metal.

Resultados e Discussão

Procedimento 1- Manipulação de tubo de ensaio

Ocorre uma reação química, gerando como produto acido carbônico que se decompõe em dióxido de carbono, originando bolhas, que surgiram devido a formação desse gás, causando também um odor muito forte, é necessário levar o odor da substância até o seu nariz, pois algumas substâncias podem ser tóxicas.

A reação química que ocorre é:

 +  →  +  , o acido carbônico é instável e se decompõe em dióxido de carbono (;[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]

 → [pic 10][pic 11]

 

Procedimento 2- Ajuste de menisco

Adiciona-se 50 ml de água corrente em uma proveta de 100 ml, verificando através do menisco se a alíquota correta foi marcada, foi preciso adicionar água até um pouco abaixo da medida a ser observada, assim a correção é feita  gota a gota, com o auxílio de uma pipeta de Pasteur. Repetindo estes mesmos procedimentos com 75 ml e 100 ml de água corrente.

Procedimento 3- Desempenho de vidrarias

Subtraindo a massa do béquer com água da massa do béquer vazio encontra-se a massa de água, posteriormente, medi-se a temperatura da água, com o auxilio da tabela 1: Densidade de água pura em diferentes temperaturas fornecida pelo docente encontra-se a densidade de acordo com a temperatura medida anteriormente. Em seguida calcula-se o volume que realmente está no béquer utilizando a densidade e a massa da água, repetindo o procedimento anterior com uma pipeta graduada de 10 mL e uma proveta de 100 mL e comparando os valores obtidos em cada vidraria acha-se qual obteve melhor desempenho.

Definições usadas:   e [pic 12][pic 13]

Tabela 1: Calculo de massa da água.

Vidrarias

Massa do béquer vazio de 25 ml em gramas

Massa do béquer de 25 ml + 10 ml de água

Massa da água em gramas

Pipeta volumétrica de 10 ml

29,9951g

39,8913g

9,8962g

Pipeta graduada

29,9951g

39,8489g

9,8538g

Proveta de 100 ml

29,9951g

38,9991g

9,004g

Tabela 2: densidade da água

Temperatura da água

Densidade

24ºC

0,9973 g/ ml

Tabela 3: Calculo de volume da água.

Vidrarias

Massa da água

Densidade da água

Volume da água

Pipeta volumétrica de 10 ml

9,8962g

0,9973g/ml

9,9229 ml

Pipeta graduada

9,8538g

0,9973g/ml

9,8804 ml

Proveta de 100 ml

9,004g

0,9973g/ml

9,0283 ml

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (160.5 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com