TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ondas espaciais

Tese: Ondas espaciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Tese  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  1.178 Visualizações

Página 1 de 2

Faça uma pesquisa e responda as perguntas abaixo: Como são constituídas as ondas terrestres? Em que faixa de frequência é importante a transmissão por meio de ondas de superfície? Qual a principal forma de propagação nas frequências utilizadas em redes Wi-Fi? Justifique.

Como são constituídas as ondas terrestres? Em que faixa de frequência é importante a transmissão por meio de ondas de superfície?

São as ondas que se propagam acompanhando a superfície da terra. Se dividem em ondas de superfície e ondas espaciais.

As ondas de superfície são aquelas que acompanham o relevo terrestre.São ondas com freqüência de até3 MHz e polarização vertical, para reduzir os efeitos do solo.

As ondas espaciais abrangem a faixa mais comercial do espectro de freqüência (VHF, UHF e SHF). Elas podem se dividir em ondas diretas e refletidas, sendo mais comum que o sinal recebido seja, na verdade, uma combinação dessas componentes.

Qual a principal forma de propagação nas frequências utilizadas em redes Wi-Fi? Justifique.

A principal forma de propagação das redes wi-fi são ondas de rádio, A transmissão de ondas classificada como polarizada circularmente é aquela onde a extremidade do vetor campo elétrico descreve um círculo no plano perpendicular à direção de propagação, fazendo uma revolução completa durante um período de onda. Ela não é muito diferente da transmissão de ondas classificadas como polarizadas elipticamente, ou seja, quando a extremidade do vetor campo elétrico descreve uma elipse no plano perpendicular à direção depropagação, fazendo uma revolução completa durante um período de onda.(MEDEIROS, 2006)Na polarização cruzada ocorre uma transmissão simultânea de duas ondas portadoras, independentes, de mesma freqüência, com informações distintas e polarizadas ortogonalmente, ou seja, uma polarizada verticalmente e outra horizontalmente. Este tipo de polarização é utilizada em frequências mais altas na ordem de giga hetz , ou seja, na ordem de hetz. A vantagem principal de utilizar polarização cruzada é o reuso, ou seja, a reutilização da freqüência, podendo permitir uma redução significativa de trafico da banda utilizada pela rede.

1. Compreender os conceitos básicos de propagação de sinais de rádio frequência.

2. Entender o comportamento da propagação das ondas de rádio de acordo com a frequência.

3. Entender os conceitos de atenuação, ganho e perda de sinal e suas unidades (decibéis, watt, etc.).

4. Identificar obstáculos relevantes no meio do espaço livre entre os enlaces.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com