TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ondas estacionarias

Por:   •  14/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  2.042 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Nesta experiência continuaremos abordando o tema de onda estacionaria já visto na experiência anterior, sendo que com uma diferença antes era, A onda estacionaria em uma corda e nesta é, A onda estacionaria numa mola helicoidal. Onde serão discutidos como se dão os comprimentos de onda ao longo da mola, nó, ventre, pontos de oscilação máximo e oscilação mínima, tendo algumas informações adicionais no problema como por exemplo que cada ventre é λ(distância entre dois nós) e também qual é a relação que o nó e o ventre tem com os pontos de oscilação máxima e mínima.[pic 1]

Desenvolvimento teórico

É sabido que ondas estacionárias são ondas que possuem um padrão de vibração estacionário. Formam-se a partir de uma superposição de duas ondas idênticas mas em sentidos opostos, normalmente quando as ondas estão confinadas no espaço como ondas sonoras em um tubo fechado e ondas de uma corda com as extremidades fixas e ainda no nosso caso em uma mola, com uma extremidade fixa e outra fixada num gerador de abalos.

Material utilizado

1 gerador de abalos Reichert;

1 subconjunto para ondas mecânicas longitudinais;

1 mola helicoidal de 2N.

Resultados

  • Sejam longitudinais ou transversais, as ondas são vibrações que se propagam através de um meio. Por isso, os "vales" correspondem às "rarefações" e os "nós" das ondas transversais às "compressões" das ondas longitudinais.

  • 4.2) 7 nós
  • 6 ventres

4.3)formaram-se λ[pic 2]

4.4)formaram-se ao longo da mola λ= λ=3 comprimentos[pic 3]

  • 4.5) 16 nós sob uma frequência de 127 hz

  • 15 ventres ou seja 15 meio comprimentos
  • λ= [pic 4][pic 5]

discussão dos resultados

os resultados obtidos ficaram dentro do esperado, deixando bem claro cada tópico estudade na experiência vimos que cada ventre representa um meio comprimento, a maior dificuldade foi compreender que sujeita a uma tensão muito grande a mola oscila menos.dependendo também da frequência aplicada pelo gerador de abalos no caso da nossa experiência.

Conclusão

Conclui-se que o nós são os pontos de menor oscilação e os ventres de maior oscilação, conclui-se também que cada ventre representa um meio comprimento de onda ou seja λ, e que ao aplicar uma maior tensão a mola teve menos pontos de oscilção ou seja, menos nós e menos ventres oferencendo uma maior resistência aos abalos aplicados pelo gerador.[pic 6]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (192.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com