TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Open Media Vault

Trabalho Escolar: Open Media Vault. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  2.044 Palavras (9 Páginas)  •  1.093 Visualizações

Página 1 de 9

Open Media Vault

Desenvolvido por Volker Theile em 2012, levou 2 anos para ser desenvolvido o Open Media Vault, criado com base no Debian também desenvolvida por Theile. O Debian é um sistema operacional que possui um conjunto de programas básicos que tem a função de fazer o computador funcionar, assim como o seu núcleo; o Kernel que é um dos principais programas que permite a execução de outros programas.

Após lançado por Volker Theile o primeiro lançamento do sistema de código fonte aberto NAS – Network – Attached Storage, de codinome IX, servidor NAS é um disco de rede que permite armazenar arquivos e controlar permissões de acesso através de grupos e usuários.

Com base nos lançamentos de Debian e FreeNAS foi desenvolvido o Open Media Vault 0.2 baseado na versão 6.0 do Debian Squeeze, este inclui um plug-in modular do sistema para serviços adicionais permitindo a sua melhora através de três plug-ins opcionais que são disponibilizados para a Apple Filing Protocol (AFP), servidor ITunes/DAAP, ISCSI Target, UPS, SSH, FTP, SMB/CIFS, NFS e BitTorrent que é um protocolo de compartilhamento através da internet responsável pela maior distribuição de vídeo, música ou software, exercendo a comunicação padrão entre computadores permitindo a localização dos arquivos, distribuindo-os e obtendo por máquinas, o BitTorrent foi desenvolvido por Bram Cohen em 2001.

- SMB/CIFS (Samba), o qual funciona como um protocolo de rede de camada de aplicação, utilizado para fornecer acesso compartilhado a arquivos, impressoras, portas seriais, etc. Em redes de computadores, conhecemos pelo dialeto Server Message Block (SMB), e comparando as funções do Microsoft Windows, podemos compará-lo ao Active Directory, anteriormente conhecido como “Microsoft Windows Network”.

- FTP, que é utilizado para transferir arquivos de um host para outro host utilizando o protocolo TCP, como na Internet. O FTP é constituído sob arquitetura client-server e utilize as conexões de dados e de controle separados entre o cliente e o servidor, no qual o cliente pode acessar pelo método login e senha ou pode acessar de forma anônima, caso o servidor estiver configurado para esta função.

- Apple Filing Protocol, anteriormente conhecido por Apple Talk Protocol, é um protocolo de rede proprietário, o qual oferece serviços de arquivo para os sistemas operacionais Mac OS X e para o Mac OS original. No Mac OS X, o AFP possui uma gama de serviços de arquivo suportados, dentre os quais estão inclusos SMB (Server Message Block), NFS (Network File System), FTP (File Transfer Protocol) e WebDAV, o qual se trata de uma extensão do HTTP e tem a função de facilitar aos usuários a edição e o gerenciamento de documentos e arquivos armazenados nos servidores World Wide Web.

- NFS, o qual é um sistema de arquivos distribuído, o qual permite que um usuário, estando em uma máquina client, possa acessar arquivos através de uma rede, de forma semelhante ao que é feito no local storage (armazenamento local). Trata-se de um padrão aberto definido na RFC, o qual permite que qualquer pessoa execute o protocolo.

- S.M.A.R.T (Self Monitoring, Analysis and Reporting Technology) trata se de um sistema da monitoramento do disco rígido do computador, o qual se encarrega de detectar e informar sobre indicadores de confiabilidade, com o intuito de se antecipar a possíveis falhas. Quando o SMART antecipa uma falha, o usuário pode optar por substituir a unidade, para evitar interrupção inesperada e perda de dados, e o fabricante pode utilizar esses dados para evitar que as falhas se repitam em futuros projetos de transmissão.

Informações para Instalação

O Open Media Vault possui maior utilidade em ambientes domésticos e escritórios, não se limitando a estes cenários, porém facilitando a maneira de instalar e administrar o NAS usando o out-of-the-box. Assim seguiremos então com algumas informações técnicas adicionais do Open Media Vault; este não suporta uma partição de dados no dispositivo, onde o sistema de operação será instalado, logo é necessário observar que o dispositivo de disco inteiro é ocupado pelo sistema operacional.

No decorrer da configuração o dispositivo estará divido em uma partição usada por /root e uma partição swap, observa-se que todos os dados existentes na unidade são excluídos durante a instalação. Para evitar complicações na instalação do Open desligue todos os discos rígidos, exceto o que esta sendo utilizado para o sistema. Durante a instalação certifique-se de optar por configurar a rede, não deixando para configurar mais tarde, se a rede não estiver configurada, isso fará com que você não acesse o Open através do Web browser, lembrando também que para se obter novas versões é necessário que a configuração do NIC tenha acesso com a internet. Para a conclusão da configuração é necessário desligar o sistema e reconecta-lo as unidades e reiniciar.

Requisitos mínimos necessários

I486 ou Amd64 plataforma

1 Gb Ram

2 GB HDD/DOM/CF/USB Thumb Drive usado como unidade do sistema Open Media Vault

1 disco rígido para armazenamento de dados

Recursos Chave

• Debian Linux (Squeeze) OS (i386 ou x64)

• Administração baseada na Web

• Atualizações do sistema fácil através de gerenciamento de pacotes Debian

• Usermanagement

• Trabalhos agendados

• Suporte a vários idiomas

• Anúncio de serviço via DNS-SD

• Sistema Plugin

• A agregação de link

• Wake on LAN

• Gerenciamento de energia HDD (APM / AAM)

• Partições GPT

• Apoio EXT3/EXT4/XFS/JFS filesystem

• Software RAID JBOD/0/1/5/6 / ...

• Quota (por volume)

• ACL

• Gestão Compartilhar

• Syslog

• Cão de guarda

• INTELIGENTE (S.M.A.R.T.)

• SNMP (v1/2c/3) (read-only)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com