TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operaçoes unitarias

Por:   •  28/5/2016  •  Seminário  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO DA DISCIP´LINA DE OPERAÇÕES UNITÁRIAS

CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

2016

GUEDESˡ,Thiago.Almeida

HENRIQUE², Thomas. Albuquerque

COUTO³, Eder. Marinho

CÍCERO, José. Rocha

SALUSTIANO, Jadson. Silva

Rafaela

Orientadora: Jailma Barros dos Santos

Curso de Engenharia Ambiental – Centro Universitário Tiradentes, Campus Maria Amélia Uchôa, Av. Comendador Gustavo Paiva, 5017 – Cruz das Almas, 57038-000, Maceió, Brasil

e-mail: thiago-guedes1@hotmail.com

RESUMO- Este trabalho visa uma analise mais detalhada da granulometria, pois através de algumas analises trabalhada em laboratório, percebe-se o tipo de caracterização que cada partícula pode apresentar, dependendo da variação de seu diâmetro. Através de um método bastante conhecido como no caso do Peneiramento que por sua vez apresenta certa precisão no momento da separação de partículas.

PALAVRAS CHAVES: Granulometria, diâmetro, peneiramento.

INTRODUÇÃO

O conhecimento do tamanho e da distribuição do tamanho de partícula é um pré-requisito necessário para muitas operações de produção e processamento envolvendo materiais particulados.

        Uma amostra de um material particulado pode conter partículas de diferentes tamanhos. Neste caso o material terá que ser separado e classificado em frações com partículas mais uniformes visando a sua utilização dentro de uma faixa de tamanhos especificada ou visando a sua caracterização simplesmente. Diversos métodos podem ser utilizados com esta finalidade e o diâmetro característico representativo da amostra será expresso de diversas maneiras dependendo da técnica utilizada na análise da distribuição de tamanhos da amostra. Um destes métodos é o PENEIRAMENTO, através do qual a distribuição granulométrica está associada à fração mássica dentro de cada intervalo de tamanho, isto é, o peneiramento é a técnica utilizada para a determinação da percentagem em massa que cada faixa especificada de tamanho de partículas representa na massa total ensaiada.

        Através dos resultados obtidos com essa técnica é possível caracterizar a amostra quanto ao seu diâmetro máximo e mínimo, diâmetro médio, distribuição de frequência e fração cumulativa, além de ajustar Modelos de Distribuição Granulométrica a uma amostra particular cujos parâmetros são necessários no dimensionamento e análise de diversos equipamentos de separação tais como ciclones e hidrociclones.

.

A separação dos sólidos de um determinado material em diversas frações é o objetivo do peneiramento. Esta técnica é indicada para partículas (sólidos) com diâmetro médio superior a 0,075mm (#200). Para tal, utiliza-se uma série de peneiras de abertura conhecidas, determinando-se a percentagem em massa retida ou passante em cada peneira. As dimensões de tais aberturas são dadas em milímetros ou em mesh.

Objetivo

Caracterizar um determinado material sólido através da análise granulométrica utilizando a técnica de peneiramento na separação e/ou classificação do material particulado.

Materiais

- 1 Balança analítica ou semi-analítica

- 1 Estufa para secagem prévia do material se necessário

- 1 Jogo de peneiras de 50 , 38 , 25 , 19 , 9.5 , 4.8 , 2.0 , 1.2 , 0.6 , 0.42 e 0.075 mm

- 1 Agitador de peneiras

- 200,54 g Material sólido particulado (resina polimérica, areia grossa, areia média, areia fina, material vegetal desidratado etc.)

- 1 Espátula

Procedimento experimental

- Encaixar as peneiras na base vibratória observando-se a ordem crescente (base para o topo) da abertura das peneiras;

- Colocou-se uma determinada massa de amostra na peneira 200,92g

- Promoveu-se a agitação manual do conjunto por um tempo previamente determinado por 10 minutos

 - Pesou-se o material retido em cada peneira transferindo cuidadosamente cada fração com o auxilio de um pincel de cerdas grossas para um recipiente previamente pesado (Vidro de relógio);

- Conferiu-se a massa total do material retido nas peneiras e no fundo com a massa alimentada no sistema. A diferença não ultrapassou 0,3% da massa inicial.

FIGURAS

ETAPAS DO PROCESSO DE PESAGEM[pic 2]

[pic 3]

 

 

[pic 4][pic 5]

TABELAS

[pic 6]

        

[pic 7]

GRÁFICOS DOS RESULTADOS

[pic 8][pic 9]

             

[pic 10][pic 11]

[pic 12][pic 13]

EQUAÇÕES

RRB –Rosin, Rammler e Bennet

[pic 14]

[pic 15]

PARÂMETROS E A EQUAÇÃO PARA O MELHOR MODELO DENTRE AQUELES ANALISADOS.

Os modelos de parâmetros Rosin-Rammler-Bennet(RRB),Log- Normal (LN) e Sigmoide; descrevem satisfatoriamente a maioria dos casos de interesse tecnológico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (549.2 Kb)   docx (314.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com