TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operações Unitárias 2

Trabalho Escolar: Operações Unitárias 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 2

Lâminas de soja são lixiviadas com hexano para remover o óleo de soja.

Uma camada de 0,3 m de lâminas (sendo a espessura de cada lâmina de 0,25 mm) alimenta uma correia transportadora (sem fim) perfurada que desloca-se vagarosamente abaixo de uma série de atomizadores (sprays).

Quando os sólidos deslocam-se abaixo de cada atomizador, ocorre o contato com a fase líquida. O solvente percola o leito, e reciclado por meio de uma bomba e atomizado.

O espaçamento entre os atomizadores (sprays) é tal que a drenagem ocorre durante 6 minutos antes do leito atingir a próxima etapa. O solvente escoa em contra corrente com relação ao movimento da correia. O conjunto atomização-drenagem constitui uma etapa do extrator.

Ensaios experimentais mostram que as lâminas retém solução após os 6 minutos de drenagem, o que depende do conteúdo de óleo na solução., como indicado a seguir.

% em massa do óleo na solução 0 0,20 0,30

((Kg de Solução retida)/(Kg de sólido insolúvel)) 0,58 0,66 0,70

Supõe-se que a solução retida possui a mesma % de óleo que na solução drenada ( ou seja as linhas de união são verticais ). As lâminas de soja que alimentam o processo contém 20% de óleo e são lixiviadas até 0,5% de óleo (base livre de solvente). A massa de solvente introduzida é de 1,0 Kg de hexano por Kg de lâminas. O solvente drenado das lâminas, geralmente é livre de sólidos, exceto na primeira etapa. A miscela rica contém 10% de sólidos insolúveis da alimentação, como sólidos suspensos, que passam através das perfurações da correia durante a carga.

Quantas etapas são requeridas para efetuar a extração?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com