TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Computadores

Trabalho Universitário: Organização Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 3: Unidade Central de Processamento

A unidade de processamento, ou processador, ou CPU (do inglês Central Processing Unit - Unidade de Processamento Central), fica acoplada na placa-mãe.

A CPU (ou processador) é composta por:

Uma unidade de aritmética e lógica (ULA): é a unidade central do processador, que realmente executa as operações aritméticas e lógicas entre dois números.

Uma unidade de controle (UC): é a unidade que armazena a posição de memória que contém a instrução que o computador está executando nesse momento. Ela informa à (ULA) qual operação a executar, buscando a informação (da memória) que a (ULA) precisa para executá-la. Depois, transfere o resultado de volta para o local apropriado da memória. A seguir, a unidade de controle vai para a próxima instrução:

E uma memória central (principal)

A (CPU) é considerada a parte mais importante de um computador, pois é responsável pelo processamento de todos os tipos de dados e pela apresentação do resultado do processamento, ou seja, é a parte mais importante do computador, pois é ali onde são interpretadas e executadas as instruções fornecidas pelos aplicativos (softwares), como o Sistema Operacional e o editor de textos, por exemplo.

As CPU’S antigas eram compostas por vários componentes separados, mas desde meados da década de 1970 elas vêm sendo feitas em um único circuito integrado, tendo recebido o nome de microprocessadores.

Assim, atualmente, a (CPU) é implementada fisicamente no processador, que tem um único chip, constituído por milhões de transistores, dividido em vários grupos de componentes, podendo-se citar entre eles as unidades de execução (onde as instruções são realmente processadas) e os caches.

Funções e Tipos:

O processador tem três funções básicas:

*Realizar cálculos de operações aritméticas e comparações lógicas;

*Manter o funcionamento de todos os equipamentos e programas, pois a unidade de controle interpreta e gerencia a execução de cada instrução do programa;

*Administrar na memória central (principal) além do programa submetido, os dados transferidos de um elemento ao outro da máquina, visando o seu processamento.

O processador se comunica com outros circuitos e placas que são encaixadas nas fendas, os "slots", ou seja, conectores da placa-mãe. O caminho pelo qual se dá essa comunicação entre o processador e as outras placas são denominados de barramento.

É importante notar que quanto mais rápido for o processador, maior será a velocidade com que os dados serão trabalhados e mais rapidamente as instruções serão executadas.

O que determina se um processador é mais rápido que outro é a velocidade de execução de instruções, que geralmente é medida pelo seu clock na unidade mega-hertz (MHz = milhões de ciclos por segundo em unidades antigas), ou em GHz (giga-hertz) nos processadores mais novos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com