TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização De Computadores

Artigos Científicos: Organização De Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade Estruturada – Trabalho 1

Disciplina: organização de computadores

Turno: Noite

Objetivo: Esse trabalho tem por finalidade estudarmos a linha do tempo dos principais fatos que contribuiram com a invenção e evolução dos computadores digitais, deverá contemplar os seguintes fatores: Principais fatos que registram as máquinas mecânicas, por exemplo a máquina de somar de PASCAL; Maquinas digitais (citar os principais fatos destas gerações) 1ª Geração 2ª Geração 3ª Geração 4ª Geração 5ª Geração ( existe? O que marca essa geração) Citar as característica que diferenciam computadores de mesa, servidores, mainframes e supercomputadores; Computação quantica: explique o que é e quais as principais diferenças com a atual computação utilizada;

Início:

O ser humano detectou a necessidade de realizar cálculos além do que os dedos das mãos poderiam calcular, Na babilônia por volta de 2400 A.C foi inventado o Ábaco ao qual o principal objetivo era desenhar linhas na areia com rochas.

No século V a.C, o matemático britânico Alan Turing cria a Máquina de Turing. Um modelo abstrato de um computador, que se restringe apenas aos aspectos lógicos do seu funcionamento (memória, estados e transições) e não à sua implementação física.

Aos 18 anos, Pascal que trabalhava com seu pai em um escritório de coleta de impostos criou uma maquina de calcular para lhe auxiliar em seu trabalho. Em 1671 Gottfried Wilhelm Leibniz, matemático alemão aprimorou a calculadora de Pascal, ele introduziu o conceito de realizar multiplicações e divisões através de adições e subtrações sucessivas.

Em 1820, Thomas de Colmar projetou e construiu uma máquina capaz de efetuar as 4 operações aritméticas básicas: a Arithmomet. Esta foi a primeira calculadora realmente comercializada com sucesso. Ela fazia multiplicações com o mesmo princípio da calculadora de Leibnitz e efetuava as divisões com a assistência do usuário.

Na França, durante a Revolução Industrial, Joseph Marie Jacquard, mecânico francês, inventou um tear mecânico controlado por grandes cartões perfurados. Sua máquina era capaz de produzir tecidos com desenhos. A ideia de Jacquard inspirou Charles Babbage , um professor de matemática de Cambridge, a desenvolver uma máquina de "tecer números", uma máquina de calcular onde a forma de calcular pudesse ser controlada por cartões. Foi nesse período que o computador moderno começou a ganhar forma.

Em 1890, Herman Hollerith inventou uma máquina capaz de processar dados baseada na separação de cartões perfurados (pelos seus furos). A máquina de Hollerith foi utilizada para auxiliar no censo de 1890, reduzindo o tempo de processamento de dados de sete anos, do censo anterior, para apenas dois anos e meio. Ela foi também pioneira ao utilizar a eletricidade na separação, contagem e tabulação dos cartões. Os dados do censo de 1880, manualmente processados, levaram 7 anos e meio para serem compilados. Os do censo de 1890 foram processados em 2 anos e meio, com a ajuda de uma máquina de perfurar cartões e máquinas de tabular e ordenar, criadas por Hollerith e sua equipe.

Foi quando Konrad Zuse, construiu o primeiro computador eletro-mecânico em 1936. Esse computador funcionava a partir de relés que executavam os cálculos e dados lidos em fitas perfuradas, Foi batizado de Z1.

Durante a Segunda guerra mundial foi criado o primeiro computador que usava válvulas, a Marinha americana, em conjunto com a Universidade de Harvard, desenvolveu o computador Harvard Mark I. Ele ocupava 120m³ aproximadamente, conseguindo multiplicar dois números de dez dígitos em três segundos. Este computador gigante permitiu ter o primeiro centro de computação no mundo, assim dando o início á era moderna dos computadores. Simultaneamente, e em segredo, o Exército Americano desenvolvia um projeto semelhante, chefiado pelos engenheiros J. Presper Eckert e John Mauchy, cujo resultado foi o primeiro computador a válvulas, o Eletronic Numeric Integrator And Calculator (ENIAC), capaz de fazer quinhentas multiplicações por segundo. Tendo sido projetado para calcular trajetórias balísticas, o ENIAC foi mantido em segredo pelo governo americano até o final da guerra, quando foi anunciado ao mundo.

Cronologia das gerações.

Seguindo abaixo os principais fatos pertencente a cada geração.

1ª Geração ( 1940 – 1959)

- Computadores construídos com base em válvulas eletrônicas.

- Foram criados o Mark 1, ENIAC e UNIVAC

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com