TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização De Computadores

Dissertações: Organização De Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  3.916 Palavras (16 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

1 Procssadores Multicore 5

1.1 Introduçao a processadores Singlecore e Multicore 5

1.1.1 Processadores Multicore 5

1.1.2 Vantagens do processador Multicore 5

1.1.3 Desvantagens do processador Multicore 5

1.2 Caracteristica de Processamento 6

1.2.1 Considerações sobre o tipo Ideal de Processador 8

1.3 Considerações sobre a Tecnologia Multicore 9

1.4 Caracteristicas de Processadores Utilizadas em Ultrabooks 11

1.5 Caracteristicas de Processadores Utilizadas em Tablets 18

2 Bibliografia 25

1 Processadores Multicore

1.1 Introdução a processadores Singlecore e Multicore

Processadores Singlecore possui apenas um único núcleo dentro do processador no possibilita que você execute apenas algumas tarefas pois quando mais tarefas você executar mais lento ele irá processar suas tarefas e além de não possuir um dissipador de calor no que faz perder muito desempenho no S.O.

1.1.1 Processadores Multicore

A palavra Multicore quer dizer (múltiplos núcleos) ele é conhecido por ter dois ou mais núcleos (cores) dentro se um único chip. O S.O reconhece cada um desses núcleos como se fossem um processador diferente com seus próprios recursos de execução. Na maioria das vezes cada um deles possuiu seu cache e podem executar várias instruções ao mesmo tempo. Isso faz com que eles trabalhem paralelamente em no que diferencia nos outros processadores que tem apenas um único núcleo. E alguns casos esses processadores podem ultrapassar a temperatura da CPU no que pode gera de desempenho de alguns programas enquanto eles aguardam pra serem executados.

Os dois núcleos não somam a capacidade de processamento, mas dividem as tarefas entre si. Por exemplo, um processador de dois núcleos com clock de 1.8 GHz não equivale a um processador de um núcleo funcionando com clock de 3.6 Ghz, e sim dois núcleos 1,8GHZ operando em paralelo. O termo multinúcleo ou multicore (como é popularmente conhecido), são por vezes utilizados para descrever arquiteturas multicore com um número particularmente elevado de núcleos (dezenas ou centenas).

O surgimento dos processadores multicore, tornou-se necessário principalmente devido a missão cada vez mais difícil de resfriar processadores singlecore (processadores de apenas um núcleo) com clocks cada vez mais altos; devido a concentração cada vez maior de transistores cada vez menores em um mesmo circuito integrado. E além dessa e outras limitações dos processadores singlecore, existe a grande diferença entre a velocidade da memória e do processador, aliada à estreita banda de dados, que faz com que aproximadamente 75 por cento do uso do microprocessador seja gasto na espera por resultados dos acessos à memória abobrinha.

Já no caso do multicores é possível executar várias tarefas sem que aja perda de desempenho da CPU pois cada núcleo possui sua própria cache e isso faz que com que as atividades do S.O seja executada com muito desempenho.

1.1.2 Vantagens processador Multicore

Algumas vantagens ainda maiores sobre os processadores multicores são;

Maior eficácia (thoughput) dos S.O e desempenho aprimorado de aplicativo em computadores executando vários aplicativos simultaneamente.

Desempenho aprimorado para aplicativos multihreaded.

Desempenho superior em aplicativos que utilizam processamento de forma intensiva

Economia no preço de licenciamento de softwares proprietários, passando a ter um maior poder de processamento sem necessitar de uma nova máquina.

E principalmente redução de dissipação térmica quando comparado ao Singlecore.

É importante levar em consideração de que para poder utilizar toda a capacidade do processamento oferecido pelo Multicore as tarefas devem ser aplicadas em Threads (permite que o usuário utilize uma funcionalidade do ambiente enquanto outras linhas de execução realizam outros cálculos e operações usando outras linhas de execução.

Um exemplo de mudanças que a tecnologia Multicore promete criar, como descrito em propagandas de desenvolvedores, é o seguinte: “Imagine um pai de família fazendo seus cálculos financeiros no escritório, enquanto seu filho assiste na sala a um filme na TV gravado na véspera para o PC, e sua filha escuta MP3s em seu quarto - tudo isso a partir do mesmo PC. Isso será possível graças aos fantásticos recursos de multitarefa oferecidos pelos processadores de múltiplos núcleos”.

1.1.3 Desvantagens processador Multicore

Processadores multicore possuem um bom desempenho, performance, disponibilidade e segurança a um menor custo. Por outro lado, esta tecnologia possui algumas desvantagens, entre as principais podemos destacar:

O aumento da utilização dos recursos computacionais fornecidos por processadores multicore requerem ajustes, tanto para o sistema operacional de apoio quanto para o software aplicativo já existente.

A capacidade dos processadores multicore depende da utilização de vários segmentos dentro das aplicações para aumentar o desempenho da aplicação. Ambas as fabricantes se viram obriagadasa lançar seus CPUs com 2 nucleos com poucas diferenças e configuraçoes, quase simultanemante pois estavam focados no quanto essa tecnologia é muito eficiente para executar muitos softwares preparados para tal finalidades.

Ha ainda os recentes processadores de quatro nucleos, que são poucos diferentes dos dual core. É tambem ha os CPUs de tres nucleos que poucas pessoas conhecem pois esses são fabricados apnenas pela AMD. Seus compononentes internos possuem poucas diferenças dos de quatro, mas em geral tem a mesma funcionalidade dos demais antecessores.

Mas com toda essa nova tecnologia dos processadores multicore também foi preciso evoluir com mais alguns componentes de do computador como por exemplo a memória novas placas mães. Um exemplo bem claro disso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com