TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização De Computadores

Trabalho Escolar: Organização De Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

Organização de Computadores

Capítulo 4: Subsistemas de memória

Introdução

Memória é o componente de um sistema de computação cuja função é armazenar as informações que são ou serão manipuladas por esse sistema para que elas as informações possam ser prontamente recuperadas quando necessário.

No entanto em um sistema de computação não é possível construir e utilizar apenas um tipo de memória. Na verdade a memória de um computador é também um sistema, ou melhor, um subsistema, tendo em vista que é construída de vários componentes interligados e integrados para armazenar informações e permitir sua recuperação quando requerido.

A necessidade da existência de vários tipos de memória ocorre em virtude de vários fatores concorrentes. Em primeiro lugar o aumento sempre crescente da velocidade das UCPS, muito maior que o tempo de acesso da memória ocasiona atrasos na transferência de bits entre memória e UCP e vice versa. Outro fator relaciona-se com a capacidade de armazenamento de informações que os sistemas de computação precisam ter. Se existisse apenas um tipo de memória, sua velocidade deveria ser compatível com a UCP de modo que esta não ficasse esperando muito tempo por um dado que estivesse sendo transferido da memória.

Os fatores velocidade e capacidade indicam a necessidade de se projetar não um único tipo de memória (com elevada velocidade e grande capacidade, mas com custo altíssimo) mas sim um conjunto de memórias com diferentes características o que leva a uma hierarquia de funcionamento denominada subsistema de memória.

A figura a seguir apresenta o esquema conceitual de qualquer tipo de memória imaginada como um depósito para uso de uma ou mais entidades.

Conforme pode ser observado, há duas únicas ações que podem ser realizadas em um depósito (memória). A primeira é a ação de guardar um elemento (ou um grupo de elementos) em computação esta ação é genericamente denominada armazenar e a operação em si que é realizada para a consecução desta ação de armazenamento é chamada de escrita ou gravação (write). A segunda é ação de recuperação do elemento guardado ou grupo de elementos em computação esta ação é denominada recuperar (retrieve) e a operação para realiza-la chama-se leitura (read).

Como as Informações são Representadas nas memórias

A memória de um sistema de computação tem como elemento basico de armazenamento fisico o bit. O modo pelo qual cada bit é identificado na memória é variado: pode ser um sinal eletrico, ou por um campo magnetico ou ainda por presença ou ausência de um ponto de luz.

Como um bit pode indicar apenas dois valores distintos sua utilidade individual é bastante restrita. Esses valores são representados pelos computadores através de sinais eletretricos representados pelos valores 0 e 1

No dia-a-dia de um Ser Humano precisamos reconhecer variossimbolos para que haja uma comunicação, esses simbolos tem que ser representados pelo computador, assim, internamente o computador precisa criar uma formula para representar: 26 letras minusculas, 26 letras maiusculas, 4simbolosmatematicos e 8 sinais de pontuação. Nesse exemplo foram criados 64 possibilidadesde representação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com