TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização E Arquitetura Do Processador

Dissertações: Organização E Arquitetura Do Processador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  1.427 Visualizações

Página 1 de 3

Organização e arquitetura do processador

1) Realize uma pesquisa em sites da internet acerca de computadores e os respectivos barramentos disponíveis em sua arquitetura, destacando qual o modelo de computador, quais barramentos ele contém e quais as características desses barramentos (taxa de transmissão, periféricos que são acoplados a eles, entre outros). Essa pesquisa deverá ser postada como atividade no moodle, no formato de um documento de pdf (ArqOrgComp7.pdf).

Os itens “b” e “e” da Questão 2 devem ser respondidos e comentados no fórum “Arquitetura da UCP”, disponível no moodle. Os demais itens da Questão 2 devem ser respondidos em um arquivo pdf e postados como atividade no moodle (ArqOrgComp8.pdf).

2) Responda os questionamentos abaixo em relação à arquitetura dos processadores (UCP):

a) Qual era a proposta de Von Neumann para construção de computadores? Qual a influência do seu modelo na arquitetura dos computadores atuais?

b) Qual seria o gargalo (limitação) do modelo de Von Neumann em relação ao desempenho do computador? De que forma essa limitação poderia ser resolvida ou pelo menos minimizada?

c) A UCP é dividida em duas unidades funcionais principais. Como são chamadas tais unidades? Comente-as.

d) Qual é e em qual unidade funcional se localiza o registrador cujo conteúdo controla a sequência de processamento de instruções de um programa?

e) O que você entende por dados e instruções utilizados pela UCP para realizar suas operações?

f) Desenhe o fluxograma do ciclo básico de instruções e explique-o.

3) Em relação à arquitetura dos processadores (UCP), assinale as opções abaixo com V (verdadeiro) ou F (falso):

( ) O componente responsável por coordenar e gerenciar toda a atividade de um processador é a Unidade Lógica e Aritmética (ULA).

( ) O registrador cujo conteúdo controla a sequência de processamento de instruções de um programa é denominado Registrador de Instruções (RI).

( ) Uma instrução representa é uma ordem para que o processador realize uma determinada operação.

( ) As fases que compõem o ciclo básico de uma instrução são: buscar a próxima instrução, interpretar a instrução (decodificar), buscar os dados, executar a instrução.

( ) É função da Unidade de Controle (UC) identificar que operação será realizada, correlacionada à instrução cujo código de operação foi interpretado.

( ) Clock ou relógio é um gerador de pulsos cuja duração é chamada de frequência e a quantidade de vezes que esse pulso básico se repete em um segundo é denominada velocidade.

( ) A Unidade Lógica e Aritmética (ULA) é um aglomerado de circuitos lógicos e componentes eletrônicos simples que, integrados, realizam as operações aritméticas e lógicas.

4)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com