TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processadores Para Ensino De Conceitos Básicos De Arquitetura De Computadores

Trabalho Universitário: Processadores Para Ensino De Conceitos Básicos De Arquitetura De Computadores. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2014  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 2

O trabalho Processadores para Ensino de Conceitos Básicos de Arquitetura de Computadores tem como principal finalidade a compreensão e aprendizagem por parte dos alunos do curso de graduação em Ciência da Computação, do funcionamento da arquitetura do computador e de seu processador pois grande parte dos alunos apresentam grandes dificuldades nos primeiros períodos do curso nas disciplinas que envolvem algorítmos e programação devido a uma dificuldade de conhecer e principalmente de relacionar os aspectos de hardwares, envolvendo toda a arquitetura do computador, com os conceitos de programação.

As pesquisas desenvolvidas no trabalho mostram que os currículos tradicionais dos cursos de Graduação em Ciências da Computação o estudo das arquiteturas e das organizações de computadores vem depois do ensino da programação não existindo assim uma relação de sintonia e entendimento mais concreta entre as disciplinas.

Está disponível alguns tipos de processadores com um conjunto de instruções mínimo e alguns conceitos para auxiliar o aprendizado dos conceitos de arquitetura e organização de computadores para os alunos iniciantes nos primeiros períodos de Ciências da Computação. Projetos como o BIP (Basic Instruction-set Processor) foram feitos visando desenvolver uma série de processadores para o ensino de conceitos da área de arquitetura e organização buscando estabelecer uma base necessária para a compreensão e abstração adotadas nas disciplinas de programação. O projeto também procura oferecer informações básicas para que os alunos de períodos mais avançados possam implementar o processador usando os conhecimentos de disciplinas já pagas nas áreas de Eletrônica e até desenvolver alguma ferramenta como compiladores e montadores em disciplinas dessa área.

O projeto ainda está em desenvolvimento e foram identificadas duas gerações de processadores: BIP I e BIP II. A BIP I é de mais simples entendimento e se torna suficiente para minimizar as dificuldades que os alunos encontram no início do curso nos estudos da arquitetura e organização de computadores. A BIP II é uma extensão da BIP I, complementando sua cobertura em relação aos conceitos de programação.

Referências Bibliográficas

Diana Morandi, André Luis Alice Raabe, Cesar Albenes Zeferino, Processadores para Ensi-no de Conceitos Básicos de Arquitetura de Computadores.

Revista Galileu/globo. Disponível em:

http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT638972-1716,00.html> Acesso em 8 de junho de 2014.

Tecmundo. Disponível em:

http://www.tecmundo.com.br/historia/2157-a-historia-dos-processadores.htm> Acesso em 8 de junho de 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com