TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização do Trabalho

Por:   •  3/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Universidade Federal de Campina Grande
Disciplina: Organização do Trabalho
Aluno: Douglas Vinicius Viana Rodrigues
Matricula: 112211031

EXERCÍCIO 01

   Respostas

  1. A Inglaterra se encontrava em condições sociais, econômicas, políticas e tecnológicas favoráveis. O governo da Inglaterra acumulou grandes riquezas ao longo do séc. XVII. Desta forma a Inglaterra tinha muito capital para aplicar na industrialização. O estabelecimento do absolutismo na Inglaterra no século XVI levou a burguesia em aliança com a nobreza a promover um processo de expulsão dos camponeses de suas terras. Houve por tanto, um intenso êxodo rural, que tornou as grandes cidades um lugar onde se encontrava uma grande disponibilidade de mão de obra. Desta maneira, os salários sofreram um rebaixamento, fato que contribuiu para a elevação da produtividade. Os operários eram explorados sendo forçados a trabalharem até 15 horas por dia. Além disso, mulheres e crianças também eram obrigadas a trabalharem para sustentar suas famílias.

  1. O Iluminismo foi um grupo de intelectuais que se organizaram no século XVI a fim de lutar por liberdade econômica e intelectual, e para por fim ao regime que vigorava na Europa. Os pensamentos desse grupo tinha como base a razão para todas as coisas opondo-se aos pensamentos da Igreja, que defendia a fé em detrimento da razão. O período da luz como foi chamado abriu a mente das pessoas, para a busca por conhecimento que até então só a igreja dominava. Com esse desenvolvimento no pensamento da sociedade foi possível notar uma transformação na Europa entre os séculos XIX  e XX, pois sem esse pensamento o homem não teria conhecimento para desenvolver a maquina a vapor e consequentemente não ocorreriam as Revoluções Industriais.  

  1. O filme, Daens um grito de justiça, foi desenvolvido na Bélgica em plena Revolução industrial, em que as pessoas viviam em miséria, e sem ter o direito de falar por si ou pela melhoria da sociedade. Uma das cenas importante do filme mostra os donos das fabricas se reunindo para traçar as estratégias de suas indústrias e chegam a um acordo de que trabalhadores do sexo masculino custam mais, e com isso, acabam caracterizando uma organização do trabalho composta por mulheres e crianças submetidas à exploração. Além disso, o filme mostra como era comum tratar crianças como adultos, as cenas nos bares retratava bem esse fato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (92.9 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com