TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem Dos Conflitos

Casos: Origem Dos Conflitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 2

No dia 03/07/2012, na tutoria presencial no pólo, assistimos um documentário sobre os conflitos das gerações no mercado de trabalho.

Com o fim da 2ª Guerra Mundial, os soldados regressavam aos seus lares acarretando em uma explosão no índice de natalidade nos EUA, ao mesmo tempo os jovens brasileiros atravessavam a Ditadura Militar, nasce com isso a Geração Baby Boomers, que se mantém dos anos 40 aos anos 70. Essa geração no mercado de trabalho são preocupados com o dever, com a responsabilidade e permanecer no emprego por muito tempo.

Década de 80 e meiados da década de 90, nasce a Geração X, essa geração conheceu a AIDS e foi governada pelo Ex Presidente Fernando Color de Melo. Geração que visa trabalhar mais, ganhar mais e fazer reservas, apresenta certa resistência a tecnologia, apresso pelo respeito a hierarquia, são inovadores e demonstram grande capacidade no meio profissional.

Nos anos 90 com a implantação do Plano Real e o surgimento da internet, abre-se espaço para uma nova geração, a Geração Y, essa por sua vez trabalha por prazer, quer subir constante e rapidamente na carreira e procura o reconhecimento.

Ficou claro nesse documentário que o encontro das três gerações gera certa complicação, pela diferença de valores no âmbito profissional.

Os X valorizam a experiência enquanto os Y prezam mais pela competência, fazendo com que esse, peça demissão quando não satisfeito no trabalho.

Quando as três gerações trabalham em conjunto, a empresa tem o papel de aproximá-los, motivando-os de forma diferente, como por exemplo usando jogos na estimulação dos Y, isso faz com que se sintam descontraídos, resultando em um melhor desempenho em suas funções.

Vimos também o funcionamento de uma empresa criada por um Y, Marck Zuckerberg fundador do site de relacionamentos Facebook, nessa empresa todos os colaboradores são jovens e pertencentes á mesma geração, a hierarquia fica de fora nessa administração, todos participam das decisões criativas e os funcionarios dispõem de local para o lazer durante o expediente.

Nos dias atuais, percebemos jovens nascidos em meio a tanta tecnologia, influenciados ao extremo pela globalização, no comportamento, modo de se vestir, gostos musicais, enfim, vemos nos noticiários professores tendo problemas com alunos “mal comportados”, esses jovens se mostram ansiosos, individualistas, com dificuldade em trabalhar em equipe devido a impaciência que demonstram, essas são as características da geração atual, a Geração Z que ainda não chegaram ao mercado de trabalho, mas que já podemos antecipar que assim como as gerações Baby Boomers, X e Y também precisarão se adaptar ao mercado de trabalho, pois sempre existirá o encontro de gerações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com