TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem da produção-enxuta

Por:   •  27/11/2016  •  Resenha  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO DA ORIGEM DA PRODUÇÃO ENXUTA

Automatização e “Just in time”

O sistema Toyota foi elaborado para entregar o melhor produto aos clientes dentro do prazo eliminando os desperdícios. É um sistema japonês que tem consiste em 2 pilares: automação com parada automática sem situação anormal e “Just in time”.Atualmente é propagado mundialmente como um excelente sistema de produção.

Origem da Automação com parada Automática sem situação anormal

Automação com parada automática em situação anormal tem sua origem na pessoa de SAKICHI TOYODA, que é conhecido mundialmente como inventor do tear automático.

Antigamente, o tear funcionava manualmente. Vendo sua mãe trabalhar nele, teve a idéia de fabricar o primeiro tear movido a força humana: o modelo TOYODA.O funcionamento era simples: ao movimentar o pente para frente e para trás com as mãos, uma lança se movia automaticamente de um lado para o outro, assim aumentou a produção e melhorou-se a qualidade do tecido.

Toyoda se dedicou a pesquisa de utilizações de motores, assim concluiu o primeiro equipamento motorizado no Japão. Ele incluiu várias melhorias no tear, uma delas foi a de parar a máquina caso algum fio arrebentasse.

Os pontos básicos da invenção do tearforam:

- Para quando há anormalidade.

- Nunca fabricar produtos com defeito.

- Não fazer doser humano um vigia de máquina.

Estas idéias foram denominadas “automação com parada automática em situação anormal”, e se concluiu como um novo conceito de automação.


Origem “Just in time”

Sua criaçãoé de KIICHIRO TOYODA fundador da Toyota Motor Corporation, e focando na produção em grande escala.Fundou a fábrica de teares automáticos “Toyoda”.

Em viagem à Europa e Estados Unidos da América,conheceu o desenvolvimento da motorização automotiva e começou a fabricar carros na fábrica de teares automático, tendo com meta, a produção em larga escala. Assim fundou o a empresa Toyota Motor Corporation.

Esse conceito de produção em larga escala o “Just in time”,tratava de produzir somente o necessário no momento e na quantidade necessária, sem produção em excesso. Para a época era um conceito extraordinário, mas teve problemas,desse novo conceito. Então criou um manual do “Just in time” e treinou os funcionários pessoalmente.

Quando KIICHIRO pensou em aplicar o sistema “Just in time” teve início a 2ª Guerra Mundial, assim todas as indústrias foram obrigadas a produzir equipamentos militares. Ao final da guerra, a responsabilidade foi para EIJI TOYODA que tinha como objetivo alcançar em três anos a produção de carros dos Estados Unidosque era 8 vezes maior que a do Japão.

EIJI TOYODA chamou TAIICHI OHNO, chefe da fábrica de usinagem, para implantar um novo sistema de produção objetivando o aumento da produtividade. Concluíram que para competir com o mercado estrangeiro que possuía maquinário de alta produtividade, não havia outra forma senão propagar o conceito de “automação com parada automática em situação anormal”, para todos os setores da fábrica e colocou o sistema “Just in time” de forma efetiva devido a falta de matéria prima.

TAIICHI OHNO idealizou um modelo inspirado em um supermercado, onde o processo posterior busca seu material no processo anterior. Foi feito uma inversão, onde a usinagem buscava na fundição apenas as peças a serem trabalhadas na quantidade necessária, e no momento necessário e a fundição só fabricaria as peças que tinham sido acabadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com